Rua Bento Gonçalves, 247 - Alegrete/RS - fone: (55) 3421 4303

26ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, especialista argentina aborda o uso racional da água e o aumento de produtividade

Avalie esta postagem

O uso racional da água e o aumento da produtividade agrícola serão temas discutidos pelo engenheiro agrônomo do Instituto Nacional de Tecnologia Agrícola (Inta), da Argentina, Rodolfo Gil. O assunto estará em pauta na tarde de quinta-feira, 18 de fevereiro, durante a Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorre no Parque Doutor Lauro Dornelles, em Alegrete (RS).

O especialista, que também é diretor do programa Chacras, formado pelo Inta e a Associação Argentina de Produtores de Plantio Direto (Aapresid), afirma que a ideia de sua apresentação é mostrar aos produtores participantes do evento como produzir mais e ser sustentável. “Esta é uma questão fundamental no quesito da conservação ambiental e devemos trabalhar isto com empresas e produtores. Precisamos trabalhar no conceito da água como um componente de biomassa vegetal”, afirma.

Gil avalia que a Argentina e o Sul do Brasil possuem muitas similaridades em relação ao clima e solo e no trabalho feito com o plantio direto, mas entende também que existem variações mesmo dentro das regiões. O representante do Inta salienta que para cada caso existem receitas diferentes de aplicação das tecnologias. “Há uma necessidade de entender cada aspecto ambiental para o uso da água como um fator que vai auxiliar no aumento da produtividade”, analisa.

A vigésima-sexta Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorre de 18 a 20 de fevereiro, é organizada pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e Associação dos Arrozeiros de Alegrete, com o apoio do Sindicato Rural de Alegrete e Prefeitura Municipal de Alegrete.

Mais informações podem ser obtidas no site www.colheitadoarroz.com.br.

http://www.paginarural.com.br/noticia/225039/26ordf-abertura-oficial-da-colheita-do-arroz-especialista-argentina-aborda-o-uso-racional-da-agua-e-o-aumento-de-produtividade

Fechar Menu