Comissão de Agricultura do Senado debate, em Alegrete, a guerra fiscal dos Estados
10 de fevereiro de 2016
Leilão de arroz comercializa mais de 21 mil toneladas do produto
10 de fevereiro de 2016

26ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, especialista argentina aborda o uso racional da água e o aumento de produtividade

O uso racional da água e o aumento da produtividade agrícola serão temas discutidos pelo engenheiro agrônomo do Instituto Nacional de Tecnologia Agrícola (Inta), da Argentina, Rodolfo Gil. O assunto estará em pauta na tarde de quinta-feira, 18 de fevereiro, durante a Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorre no Parque Doutor Lauro Dornelles, em Alegrete (RS).

O especialista, que também é diretor do programa Chacras, formado pelo Inta e a Associação Argentina de Produtores de Plantio Direto (Aapresid), afirma que a ideia de sua apresentação é mostrar aos produtores participantes do evento como produzir mais e ser sustentável. “Esta é uma questão fundamental no quesito da conservação ambiental e devemos trabalhar isto com empresas e produtores. Precisamos trabalhar no conceito da água como um componente de biomassa vegetal”, afirma.

Gil avalia que a Argentina e o Sul do Brasil possuem muitas similaridades em relação ao clima e solo e no trabalho feito com o plantio direto, mas entende também que existem variações mesmo dentro das regiões. O representante do Inta salienta que para cada caso existem receitas diferentes de aplicação das tecnologias. “Há uma necessidade de entender cada aspecto ambiental para o uso da água como um fator que vai auxiliar no aumento da produtividade”, analisa.

A vigésima-sexta Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorre de 18 a 20 de fevereiro, é organizada pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e Associação dos Arrozeiros de Alegrete, com o apoio do Sindicato Rural de Alegrete e Prefeitura Municipal de Alegrete.

Mais informações podem ser obtidas no site www.colheitadoarroz.com.br.

http://www.paginarural.com.br/noticia/225039/26ordf-abertura-oficial-da-colheita-do-arroz-especialista-argentina-aborda-o-uso-racional-da-agua-e-o-aumento-de-produtividade