Soja/arroz: clima segue beneficiando desenvolvimento das lavouras no RS
12 de fevereiro de 2016
Preços mundiais do arroz flutuantes em função de políticas comerciais
12 de fevereiro de 2016

Agronegócio representa 66% das exportações do RS

O agronegócio no Rio Grande do Sul exportou U$ 11,6 bilhões em 2015 e registrou um recuo de quase quatro mil postos de empregos formais. Os dados foram divulgados nessa quinta-feira (11.02) pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) no lançamento dos Indicadores Econômicos do Agronegócio, que apresenta estatísticas do emprego formal e das exportações do agronegócio do Brasil e do Rio Grande do Sul. A produção destas estatísticas foi viabilizada com o desenvolvimento de metodologias próprias pelo Núcleo de Estudos do Agronegócio da FEE.

Exportações
As exportações gaúchas do agronegócio totalizam US$ 11,6 bilhões, valor que representa 66,6% das exportações do estado. Comparativamente ao ano de 2014, o volume exportado cresceu (27,6%), mas houve retração do valor em dólares (-6,1%), sobretudo pela queda nos preços. Mesmo assim, para o exportador gaúcho, isso não representou uma queda nos valores recebidos em reais devido à desvalorização cambial.

Dentre os setores responsáveis pela queda no valor exportado destaca-se o setor de máquinas e implementos agrícolas (-40,6%). Esta queda resulta, principalmente, da diminuição das remessas para Paraguai, Argentina e Uruguai.  Contrariando a tendência de queda, o setor de Produtos Florestais registrou crescimento de 70,9%, devido à ampliação da capacidade produtiva no Estado, e houve também aumento nas exportações de Lácteos (133,3%). Neste caso, o expressivo crescimento no valor exportado em 2015 deve-se ao aumento de exportações para a Venezuela.

http://www.agrolink.com.br/culturas/arroz/noticia/agronegocio-representa-66–das-exportacoes-do-rs_346930.html