26ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz terá espaço para homenagens
16 de fevereiro de 2016
Irga divulga área de produção de sementes certificadas de arroz para a safra 15/16
16 de fevereiro de 2016

Arrozeiros buscam novos mercados

Dólar próximo a R$ 4 rentabiliza as exportações e orizicultores reforçam os embarques para os atuais destinos e buscam novos parceiros comerciais

A disparada do dólar tem sabor agridoce para os arrozeiros do Rio Grande do Sul. Ao mesmo tempo em que pesa no bolso por encarecer a compra de insumos, como fertilizantes e fungicidas, abre novas oportunidades de negócios para o produto gaúcho no mercado internacional. México e Nigéria estão na mira.

As exportações de arroz no ano comercial, iniciado em março de 2015, já chegam a 1,4 milhão de toneladas, faltando pouco menos de um mês para o encerramento do período. Será o segundo melhor desempenho em embarques para o Exterior da história do setor no Estado. No ciclo passado, a marca atingida foi de 1,07 milhão de toneladas.

Uma negociação com o país africano permitirá que o Estado volte a exportar para a região após a suspensão de tarifas para importação do arroz brasileiro. A Nigéria, um dos principais clientes do arroz gaúcho anos atrás, inviabilizou o comércio a partir de 2012 devido à barreira protecionista imposta pelo governo local.

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/campo-e-lavoura/noticia/2016/02/arrozeiros-buscam-novos-mercados-4975767.html