Concurso público do Instituto Rio Grandense do Arroz terá 116 vagas
7 de junho de 2013
Resolução CONAMA – Embalagens de Agrotoxicos Federal
7 de junho de 2013

Central de Recolhimento de Embalagens

A iniciativa do programa é do inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, já a realização é através das Centrais de Recebimento de Embalagens Vazias.
O inpEV foi criado para representar a indústria fabricante de agrotóxicos no papel de conferir a destinação final (reciclagem ou incineração) às embalagens devolvidas pelos agricultores e para fomentar o desenvolvimento do sistema junto aos demais agentes co-responsáveis.
Em julho de 2004 foi inaugurada a Central de Recolhimento de Embalagens de Alegrete. Uma parceria da ARAFO – Associação das Revendas de Agroquímicos da Fronteira Oeste – e Inpev – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias.

A ARAFO:
Localizada na Rodovia BR 290 – km 589 – Localidade da Coxilha Vermelha, no município de
Alegrete. Com área total do terreno de 10.390,00 m².

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Responsável: Luiz Augusto Figueira
Promove a operação relativa à atividade de depósito para prensagem, enfardamento, trituração de vidros e armazenamento temporário de embalagens vazias tríplice lavadas e armazenamento temporário de embalagens vazias não laváveis e contaminadas de agrotóxicos. Além de gerar ações em escolas e eventos educativos sobre a necessidade da preservação do meio-ambiente.

 

Dados sobre recolhimento de embalagens de agrotóxicos:
*No RS, em 2008, foram recolhidas 2.015.865 toneladas. A meta para 2009 é de 2.363.000 toneladas.
*Em Alegrete, no ano de 2008, foram recolhidas 65.874 toneladas de embalagens de agrotóxicos. Com uma projeção de crescimento de 11%, a meta para 2009 é recolher 73.000 toneladas de embalagens.