Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/arrozeirosdealegrete/www/novo/wp-includes/post-template.php on line 310
Rua Bento Gonçalves, 247 - Alegrete/RS - fone: (55) 3421 4303

Classe arrozeira celebra a integração e a sinergia do campo com a cidade

Avalie esta postagem
A diretoria da Associação dos Arrozeiros de Alegrete finaliza a sexta edição da Semana Arrozeira com sucesso e já inicia a organização do evento para 2014, que irá tratar do tema “Mulher”: da Gerência da Casa ao Campo.

A Classe arrozeira celebrou mais uma edição da Semana Arrozeira que marca o final da colheita do arroz. Durante os sete dias do evento, mais de 500 pessoas circularam por dia no CTG Farroupilha, atentos ao alto nível de informação que foi transmitido pelo qualificado corpo de palestrantes. “Estamos todos contentes e entusiasmados para a realização do próximo evento em 2014. Mais uma vez a diretoria acertou, trouxe um tema atual, que foi de encontro com os anseios do público. O evento está cada vez mais se tornando referência de informação qualificada e de organização precisa.” Avalia o presidente da entidade, Élio Guidolin Farenzena. 

O evento técnico que aconteceu de 26 a 30 de maio tratou sobre Negócios e Economia Verde, onde a diretoria da entidade buscou abordar temas de relevância para o crescimento socioeconômico do setor arrozeiro e da comunidade em geral, imbuídos nas questões de equidade social. Desta forma, os painéis abordaram temas sobre a Viabilidade do Biocombustível, Sucessão Familiar no Campo, também trouxe importante debate sobre os Mitos e Verdades acerca das  questões climáticas, sustentabilidade dos grãos e também sobre a História da Evolução  da Agricultura Brasileira, que contou com o dinamismo do ex-ministro Alysson Paulinelli.

O evento propõe um diferencial que é o de levar até as comunidades rurais de Alegrete, incluindo o município de Manoel Viana, informação qualificada que prestigia não só o orizicultor, mas também os seus colaboradores e sua família.  “Estamos mantendo o formato descentralizado desde a primeira edição do evento, nas principais regiões produtoras do grão. É com orgulho que a diretoria  afirma que o evento é único neste formato realizado no Brasil. Trabalhar os temas de forma simultânea na zona urbana e rural é uma inovação que tem rendido bons frutos a todos os produtores e comunidades rurais” ressalta o vice-presidente Daniel da Costa Gindri. A diretoria coloca empenho pessoal neste projeto que visa a qualificação da mão-de-obra, inserção de novas tecnologias, educação ambiental, bem-estar e, sobretudo, a fixação do homem no meio rural.

Palestrantes importantes do Setor Agro circularam em Alegrete – A programação das palestras que foram realizadas, no período da noite, no CTG Farroupilha, reuniu empresários do setor, consultores nacionais e internacionais, cientistas, empreendedores, tais como: Francisco Vila; renomado consultor internacional, Francisco Malmann; presidente da USI-Usinas Inteligentes, Vilson Neumann Machado; proprietário-fundador da empresa VINEMA Biorefinarias do Sul, Sérgio Delmar dos Anjos; pesquisador da Embrapa Clima Temperado, o ex-ministro da agricultura Alysson Paulinelli, o cientista Luiz Carlos Molion, o presidente da Brasoja Antônio Sartori e técnicos do Senar-RS, que estarão levando informação qualificada às comunidades rurais. Durante todas as noites foram servidos os mais diversos tipos de pratos feitos com arroz da gastronomia regional. No interior também foi oferecido almoço, geralmente feito pela comunidade local com apoio da organização do evento.

Eventos Paralelos

Em meio aos debates sobre os assuntos da atualidade ao empreendedor através de palestras e o de levar ao trabalhador rural capacitação e qualidade de vida, no seu habitat, na zona rural, o evento tem o seu lado social que é marcado pela Benção pós-colheita, entrega do Troféu O Taipeiro, momento em que são destacados homens e mulheres que se dedicaram e ainda se dedicam a favor da sustentabilidade do negócio arroz, em diversos segmentos. Foram agraciados com o Troféu a Cooperativa Agroindustrial Alegrete LTDA-CAAL, Instituto Rio Grandense do Arroz- IRGA, SENAR-RS, o Engenheiro Agrônomo José Eurico Trindade da Costa e a Produtora Rural, Ida Moro Tólio. O evento foi finalizado no dia 1ª de junho com a 12ª edição do  tradicional Jantar-Baile que teve a animação da Banda Aeroporto. Naquele momento também foi conhecida  o trio de Soberanas do Arroz safra 2013-2014. O título de rainha ficou com a bela Liliana Temp Medeiros, que representou o Banco Sicredi. Meline Fontinelli Giacomini, representando a empresa Giba Arroz Perfeito e Vitória Brambilla Calovi, representando a empresa CAAL, foram eleitas 1ª e 2ª princesas, respectivamente. 

Fechar Menu