Rua Bento Gonçalves, 247 - Alegrete/RS - fone: (55) 3421 4303

El Niño continuará influenciando regime de chuvas no território brasileiro

Avalie esta postagem

O Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (Gtpcs) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Mcti) divulgou a previsão sazonal para os meses de janeiro, fevereiro e março de 2016. Os dados apontam que o regime de chuvas brasileiro ainda será influenciado pelo fenômeno El Niño – as temperaturas do Oceano Pacífico chegaram a registrar valores até 4°C maiores que o normal no mês de novembro.

A previsão por consenso indica que, nos três próximos meses, há uma probabilidade maior de que o volume de chuvas seja abaixo da normal climatológica em grande parte das Regiões Norte e Nordeste. Os dados numéricos apontam em 50% a possibilidade de as precipitações serem abaixo do normal para o nordeste do Amazonas, Roraima, Amapá e o centro-norte do Pará e do Maranhão.

Na parte mais austral do País a situação é inversa. Segundo os dados comparados pelo Cgtps/Mcti, o sul do Mato Grosso do Sul, extremo Sul de São Paulo e toda a Região Sul têm probabilidade de 45% de ter mais chuvas que a média.

http://www.agrolink.com.br/culturas/arroz/noticia/el-nino-continuara-influenciando-regime-de-chuvas-no-territorio-brasileiro_345260.html

Fechar Menu