Criada comissão com quatro estados para apoiar comitê do seguro rural
19 de novembro de 2015
Seguro rural terá novas diretrizes no triênio 2016 a 2018
20 de novembro de 2015

Indicador do El Niño atinge alta recorde e riscos climáticos aumentam

Um importante indicador da força do El Niño alcançou uma máxima recorde, afirmou a agência meteorológica dos Estados Unidos, dando mais um sinal de que um padrão climático conhecido por causar secas extremas, tempestades e enchentes poderá se tornar um dos mais fortes já vistos.

O El Niño se desenvolve pelo aquecimento das águas na superfície do oceano Pacífico e sua força é medida ao comparar quão alta suas temperaturas são em relação a uma média de três meses.

Na semana encerrada em 16 de novembro, as temperaturas na região central afetada do El Niño, que pega os dois lados do equador, estavam 3 graus Celsius acima da média, afirmou a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, a NOAA, no seu último boletim.

Essa foi a maior leitura já feita em registro que vai até 1990, declarou o vice-diretor do Centro de Previsão do Clima da NOAA, Mike Halpert, por e-mail. A leitura mais alta até então era 2,8 graus acima da média, feita em novembro de 1997.

 

http://www.agrolink.com.br/culturas/arroz/noticia/indicador-do-el-nino-atinge-alta-recorde-e-riscos-climaticos-aumentam_344194.html