Gisele Loeblein: cobertor curto no seguro rural
24 de novembro de 2015
Excesso de chuva prejudica lavoura de arroz no Rio Grande do Sul
25 de novembro de 2015

Mapa lança Canal Azul para agilizar fiscalização das exportações

Modernizar o controle oficial das exportações e gerar uma economia de 72 horas para o exportador. Esses são apenas alguns dos benefícios que o Canal Azul (Sistema de Informações Gerenciais do Trânsito Internacional de Produtos e Insumos Agropecuários) proporcionará. A plataforma foi lançada nesta terça-feira (24), pela ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em conjunto com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

“Por meio da integração do Canal Azul com os sistemas privados e com o Portal Único de Comércio Exterior, vamos eliminar etapas repetitivas e desnecessárias nos processos de exportação e de importação”, explicou a coordenadora-geral do do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), Edilene Cambraia.

Somente na cadeia de exportação da carne, a redução do tempo médio referente ao processo compreendido entre o carregamento dos contêineres na indústria e a realização do embarque nos navios poderá alcançar 72 horas.

O Canal Azul fará um direcionamento da fiscalização para operações com base no risco envolvido, disse Edilene, e vai ajudar melhorar a transparência das atividades de fiscalização. A redução na quantidade de documentos exigidos também será um dos principais resultados da utilização do Sistema, de acordo com a coordenadora.

http://www.agrolink.com.br/culturas/arroz/noticia/mapa-lanca-canal-azul-para-agilizar-fiscalizacao-das-exportacoes_344332.html