Comissão de Agricultura do Senado debate, em Alegrete, a guerra fiscal dos Estados
5 de fevereiro de 2016
Drones viram aliados na busca por produtividade na lavoura
8 de fevereiro de 2016

Prazo para inscrição do CAR encerra em maio

s áreas de Mato Grosso cadastradas na base do Sistema do Cadastro Ambiental Rural (SICAR) até novembro de 2015 já somam 50,7 milhões de hectares, o que corresponde a 69% da área total passível de cadastro (73,5 milhões de hectares), conforme dados divulgados pela Secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema). O CAR é uma exigência do Código Florestal Brasileiro e o prazo para o cadastramento vai até o dia 5 de maio de 2016.

A inscrição no CAR é obrigatória para todos os proprietários e possuidores rurais independentemente do tamanho do imóvel rural. Dos mais de 73 milhões de ha da área passível de cadastramento, ou seja, 81,38% da área total do Estado, o sistema da Sema aponta que 30,98% ainda não possuem o cadastro. A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) orienta aos produtores rurais para realizarem o cadastro dentro do prazo, pois não há previsão de prorrogação por lei federal.

A analista de Meio Ambiente Lucélia Avi explica que o objetivo do cadastro é integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais estimulando a regularização ambiental. “O registro da propriedade no CAR traz segurança jurídica ao produtor rural e benefícios”, esclarece.

http://www.agrolink.com.br/culturas/arroz/noticia/prazo-para-inscricao-do-car-encerra-em-maio_346784.html