Arroz/Cepea: preços oscilam, mas movimento é de baixa
24 de fevereiro de 2016
Uma novela chamada Cadastro Ambiental Rural
26 de fevereiro de 2016

Programa de Valorização do Arroz apresenta estratégias durante Abertura da Colheita

Você sabia que o consumo brasileiro de arroz vem aumentando num ritmo bem inferior ao crescimento da população? O consumo nacional apresentou queda de 17,1% nos últimos 20 anos, passando de 60,1 quilos/habitante/ano (entre 1989 e 1993), para 49,8 quilos/habitante/ano (entre 2009 e 2013). “Se consumíssemos hoje o que se consumia há vinte anos, teríamos uma demanda de 2,1 milhões de toneladas a mais e a conjuntura do mercado seria outra” afirmou o diretor comercial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Tiago Barata, durante o lançamento do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz), realizado durante a 26ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Alegrete.

A globalização tem importante papel na mudança de hábitos alimentares da população, uma vez que os fatores sociais e socioeconômicos são fundamentais para a definição de atitudes. As modificações estão ocorrendo em função das variações no estilo de vida das famílias, do crescimento da participação da mulher no mercado de trabalho, da maior frequência de refeições fora de casa, variações na renda do consumidor e pela substituição da alimentação saudável por fast food.

http://www.irga.rs.gov.br/conteudo/6168/programa-de-valorizacao-do-arroz-apresenta-estrategias-durante-abertura-da-colheita