Dados de destinação de embalagens no Brasil
7 de junho de 2013
ORIGEM E HISTÓRIA DO ARROZ
7 de junho de 2013

Viveiro Florestal Regional de Alegrete

Fundado em 9 de setembro de 2005, localizado no Distrito de Passo Novo, próximo ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, o viveiro é administrado por um Comitê Gestor, integrado pela Prefeitura Municipal de Alegrete, Fundação Maronna, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Urcamp e Emater-Alegrete. O viveiro tem capacidade de produzir 600 mil mudas/ano de eucalipto e 45 mil mudas/ano de árvores nativas. Toda a produção é destinada ao florestamento regional, bem como para o fornecimento de matéria-prima para os diferentes segmentos da cadeia florestal.

Estão sendo produzidas duas espécies de eucalipto, em tubetes – Grandis e Saligna, que podem ser utilizadas para diferentes fins: energéticos, construção civil, serraria, movelaria, celulose, matéria-prima para a propriedade (moirões, tramas), sistemas silvipastoris e controle de áreas degradadas.
E dispõe de diversas mudas nativas das espécies: araçá, guabiju, pitangueira, cerejeira, canafístula, uvaia, goiabeira e guajuvira. São mudas na sua maioria frutíferas e que podem ser usadas para a recuperação da mata ciliar, de áreas degradadas e como refúgio da fauna.

O Viveiro Florestal Regional de Alegrete com capacidade para abastecer a necessidade de mudas da região, por intermédio do Programa Plantando Futuro, um projeto do Governo do Estado, em convênio com o Ministério da Integração Nacional (MIN), através do Gabinete da Reforma Agrária e Cooperativismo (GRAC). O setor florestal passou a ser uma alternativa de diversificação da matriz produtiva da região (pecuária de corte e orizicultura).

O custo da muda nativa é de R$ 0,50 / unidade e de eucalipto, R$ 0,12 (10% de desconto para associados AAA).
As encomendas e reservas são feitas na Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, na Av. Tiarajú, 1009 (ao lado do Parque de Exposições Dr. Lauro Dorneles). Fone: (55) 3961-1673 ou 3961-1665.

Viveiro Regional Estoque de mudas – Clique aqui

Fonte: Associação dos Arrozeiros de Alegrete