RS lança colheita de arroz com previsão de queda de 15%

22/02/2016 Off Por Luciane Veiga

Estado é responsável por 65% da produção nacional

Com a expectativa de colher 7,4 milhões de toneladas, uma queda de 15% em relação à safra passada, o Rio Grande do Sul deu a largada oficial neste sábado em Alegrete, na Fronteira Oeste, para a colheita do arroz. Responsável por 65% da produção nacional, o Estado sofreu na safra 2015/2016 com o excesso de chuvas nas regiões da Depressão Central e Fronteira-Oeste. As primeiras lavouras da região, plantadas em setembro, já começaram ser colhidas, mas o trabalho deve se intensificar a partir de 1º de março.

Durante a abertura oficial, lideranças do setor aproveitaram a presença de autoridades para reforçar pleitos antigos do setor e garantiram que não há risco de desabastecimento. O presidente da Câmara Setorial Nacional do Arroz, Francisco Schardong, afirmou que, antes das enchentes do final do ano passado, que devem afetar a produção gaúcha, “a primeira catástrofe que tivemos foi a ausência do pré-custeio”.

O presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, destacou que o arroz produtivo no Rio Grande do Sul é livre de resíduos de agroquímicos. “Estamos botando na mesa do consumidor brasileiro e de todo mundo um produto saudável”, destacou. Dornelles também entregou um documento ao Instituto Riograndense do Arroz (Irga) que sugere tornar o órgão “mais ágil”.

http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/Rural/2016/2/579981/RS-lanca-colheita-de-arroz-com-previsao-de-queda-de-15