Melhorar o acesso dos produtores a tecnologias como irrigação é fundamental para reduzir perdas, aponta pesquisador da Embrapa Evaristo Eduardo de Miranda
Nesta terça, dia 25, o clima aqueceu as discussões do segundo e último dia do Global Agribusiness Forum. O primeiro painel da manhã reuniu especialistas em torno do debate sobre como as mudanças climáticas estão afetando a agricultura e o que é preciso fazer para que a produção se adapte a estas mudanças. O consenso é de que as mudanças virão, precisa-se agora é que a tecnologia disponível chegue a todos no campo.
De acordo com o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Evaristo Eduardo de Miranda, não importa a quantidade de cenários incertos projetados pelo clima, as culturas vão sofrer menos com as mudanças no clima serão aquelas que utilizam tecnologia.
– A ampliação da irrigação, da eletrificação, da mecanização rural, da armazenagem nas fazendas, da logística e do seguro rural seria um enorme avanço perante as incertezas climáticas – exemplifica Miranda.