A produção mundial em 2014 poderia melhorar apenas 0,8% para 751,5 milhões de toneladas
Tendências do Mercado
Em abril, os preços mundiais caíram novamente, devido à intensa atividade da Tailândia no mercado de exportação. As exportações tailandesas continuam progredindo, especialmente no Sudeste Asiático e no Oriente Médio. No Vietnã, os preços também recuaram, mas ainda estão acima dos preços tailandeses. Na Índia e Paquistão, os preços se mantêm firmes devido a preços internos mais elevados e a valorização da rúpia em relação ao dólar. Nos Estados Unidos e no Mercosul, os preços de exportação se mantêm estáveis.
A tendência de queda dos preços mundiais deve continuar, mas pode ser limitada se a estagnação da produção asiática este ano for confirmada, por causa do fenômeno climático El Niño. Em abril, o índice OSIRIZ/InfoArroz (IPO) caiu apenas 1,1 ponto para 204,4 pontos (base 100 = janeiro 2000) contra 205,5 pontos em março. No início de maio, o índice IPO continuava caindo, para 203 pontos.
Produção e Comercio Mundiais
Segundo a FAO, a produção mundial em 2013 aumentou 1% para 745,4 milhões de toneladas (496,9 Mt base arroz beneficiado) contra 736,8 Mt de arroz em 2012. As colheitas no Hemisfério Sul serão melhores do que o esperado, especialmente no Brasil, Indonésia e
Madagáscar. Por outro lado, a seca afetou a produção na Austrália, Peru e África Oriental. No Hemisfério Norte, a safra agrícola está apenas começando e as perspectivas indicam um possível aumento da produção na China, Índia, Filipinas e Estados Unidos.
http://www.planetaarroz.com.br/site/noticias_detalhe.php?idNoticia=12767