Arrozeiros se unem para indenizar as perdas por granizo
Os efeitos das mudanças climáticas aumentam a preocupação dos arrozeiros quanto às perdas na lavoura. Com maior frequência, chuvas de granizo colocam em risco o rendimento, causando grandes prejuízos em seus investimentos a céu aberto.
Para amenizar as perdas, A Associação dos Arrozeiros de Alegrete realiza nesta segunda-feira, 11, o Jantar de Abertura do Programa de Auxílio Mútuo contra perdas por granizo, denominado PAGAPEDRA. O evento irá acontecer às 20h, no Piquete Os Rodoviários, nas dependências do DAER, na Cidade Alta.
Aberto a todos arrozeiros de Alegrete e adjacências interessados, o PAGAPEDRA prevê o pagamento de uma taxa de adesão para as despesas administrativas e a caução em produto para formação do fundo. Os valores arrecadados não utilizados são devolvidos ao término do período de cobertura. Dia dez de dezembro é o prazo para a assinatura do Termo de Adesão e entrega da documentação necessária término, bem como o início do período de cobertura do programa.
Na última safra 2012-2013 foram cobertos pelo PAGAPEDRA 25.595,96 hectares pertencentes a 77 produtores com lavouras em Alegrete, Quaraí, Manoel Viana, Santana do Livramento e Rosário do Sul.
Produtores de outros municípios do estado, interessados em formar seu próprio grupo, receberam orientação dos gestores do PAGAPEDRA sobre os procedimentos para a implantação do programa, inclusive com a disponibilização do regulamento e normas para adequação às suas características.
FUNRURAL – Após a abertura do Programa PAGAPEDRA os produtores rurais poderão ter esclarecimentos sobre o FUNRURAL com a palestra de tema: A Declaração de Inconstitucionalidade do FUNRURAL sobre a venda de todos os produtos rurais, tanto de origem animal quanto vegetal, que será proferida pela Drª Lisiani Calvano Pereira, advogada especialista em Direito Tributário voltado ao Agronegócio.