A Presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, Fátima Marchezan participou na sexta-feira (20) de uma reunião da Federarroz com associações de arrozeiros do Estado em Santa Maria.
Na pauta da reunião: mercado, situação da semeadura nas regiões, endividamento e Mercosul.
Uma manhã muito produtiva, de intensas discussões para nivelamento das informações sobre as ações da Federarroz com definição de encaminhamentos vitais para o setor.
A união e o trabalho conjunto de apoio das entidades à Federarroz, bem como a comunicação e o diálogo permanente com as bases, só tem a fortalecer ainda mais as Associações e, por conseguinte, a própria Federarroz. Por outro lado, os produtores precisam estar mais presentes nas reuniões para tomarem parte ativa nas decisões.
Não podemos nos omitir de processos decisórios que afetam a toda uma categoria.
É fato que nossos governantes têm nos cansado com seus discursos, na maioria das vezes vazios e sem efetividade, mas não podemos ser “sapo cozinhando em água morna”, senão é melhor jogar a toalha de vez. A força das entidades de base está na presença do produtor nas reuniões… cobrando… sugerindo… apontando rumos. Ninguém lidera sozinho e não convém ao produtor que suas lideranças trabalhem fora das suas prementes necessidades, ressalta Fátima Marchezan.