Na reunião realizada pela manhã (14) na sede da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, com o Deputado Federal Luiz Carlos Heize, contamos com a presença de vários produtores, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, CAAL, Comissão Jovem do Sindicato Rural, Secretaria de Agricultura, vereadores Miriam Suhre, Vanda Dorneles e Luciano Belmonte, Lucio do Prado da CESA e imprensa local Rádio Minuano e Rádio Alegrete. Agradecemos especialmente ao Sindicato e a CAAL por terem cancelado suas reuniões programadas e terem vindo em comitiva.
O Deputado Heinze colocou a todos a situação crítica pela qual está passando o país e o quanto estão sendo difíceis as negociações que envolvam a redução da arrecadação por parte do governo. Também falou sobre o endividamento do setor e que está sendo trabalhado e o que tem a se avançar em termos de sucuritização e PESA, CDO, energia elétrica, Funrural, custeio rotativo, tributações, IN 06 e relações desarmônicas com a indústria.
Os presentes tiraram dúvidas, muitas delas relacionadas ao Funrural. Foi sugerido que se fizesse uma consulta com um advogado para tirar todas as dúvidas pertinentes ao tema. Tendo em vista a relevância do tema e as muitas dúvidas pontuais que surgiram, a Associação dos Arrozeiros agendou com o jurídico da Federarroz, Anderson Beloli, uma reunião com esse fim para o dia 24/8 (quinta-feira) as 19:00h no Piquete Os Rodoviários (DAER), com jantar. AGENDEM-SE! Na ocasião também serão passados aos presentes os resultados da reunião que ocorrerá no dia 22 em Porto Alegre com as Associações, Federarroz e Farsul, com o objetivo de se formular uma pauta orizícola a ser levada para o MAPA, buscando soluções para os gargalos do setor e tentando reverter a situação de inviabilidade em que se encontra a lavoura orizícola do Estado.
Todos estamos cientes de que não teremos uma solução a curto prazo… No entanto, precisamos estar atentos e acompanhar todos os encaminhamentos dados pelas entidades e representantes políticos e, PRINCIPALMENTE ACOMPANHAR TODAS AS DISCUSSÕES E SOMAR ESFORÇOS E PRESSÃO. Vamos nos manter alertas e atuantes, porque o quadro que se avizinha para os próximos meses não é nada animador.
QUEM CALA CONSENTE E QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO.
A FORÇA DAS NOSSAS ENTIDADES ESTÁ NA PRESENÇA E PARTICIPAÇÃO DE CADA UM DE NÓS, ELAS SÃO A NOSSA VOZ DA PORTEIRA PRA FORA!