O Indicador de preços do Arroz em Casca calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, passa a ter como parceiro o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do Rio Grande do Sul. Desde 1º de agosto, é chamado Indicador do Arroz em Casca ESALQ/SENAR-RS. O início da nova parceria está sendo oficialmente anunciado na tarde desta quinta-feira, 06, em entrevista coletiva em Porto Alegre, na sede da Farsul/Senar. O Cepea está representado pelo professor da Esalq/USP Lucilio Rogerio Alves, responsável técnico pelo Indicador.
O Indicador foi criado há 10 anos a partir de demanda do setor e teve como parceiro inicial BM&FBovespa e, posteriormente, a Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM).
A metodologia se mantém inalterada. O Indicador continua se referindo ao arroz em casca com rendimento de 58% de grãos inteiros e 10% de grãos quebrados (renda de 68%), para produção de arroz branco tipo 1. São considerados relatos de negócios feitos por produtores rurais, indústrias/engenhos de beneficiamento, cooperativas, secadores e corretores de seis regiões do Rio Grande do Sul. Os valores são submetidos a tratamento estatístico e, posteriormente, as médias de cada região são ponderadas pelos respectivos volumes de beneficiamento no ano anterior.