Aquecimento das águas do Pacífico e do Índico normalmente eleva volume de chuvas na América do Sul e favorece desenvolvimento da soja.
José Rocher com agências
As informações vêm do outro lado do Atlântico, mas prometem chuva para o Brasil e, na América do Sul, devem influenciar principalmente a agricultura, do plantio à colheita de soja e milho de verão. O fenômeno climático El Niño — apelidado de Bruce Lee e descrito como o segundo mais intenso em 65 anos — se fortaleceu nas últimas duas semanas e deve durar pelo menos até o início de 2016, informa nesta terça-feira (18) o Escritório Australiano de Meteorologia. A instituição vê apenas uma “pequena chance” de que o evento terminar até o fim de 2015.
As temperaturas do Oceano Pacífico nos trópicos estão bem acima dos patamares que definem o El Niño e os ventos enfraqueceram consistentemente, disse o escritório. Essas condições caracterizam o fenômeno, que tradicionalmente eleva o volume de chuvas em países como Argentina, Paraguai, Uruguai e a metade sul do Brasil.
http://www.agrolink.com.br/culturas/arroz/noticia/el-nino-bruce-lee-se-fortalece-e-vai-durar-ate-o-verao_222281.html