Esta manhã (02) a Presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete esteve em reunião com o Superintendente do DAER – Paulo Meister para tratar da seguinte pauta: RS 566 e ponte sobre o Capivari.
Resumo das tratativas:
SOBRE A RS 566
– O lote 1 vai até o Inhanduí.
– O Lote 2, referente à permuta, contempla o asfaltamento da via, possivelmente até próximo a balsa (propriedade grande com silos na curva), pois está prevista a correção do traçado para 2 Km antes da balsa atravessando o rio numa reta até o outro lado. Também estão contemplados nesse lote as pontes do Salso, Capivari e Jacaraí, um trevo na BR 290 e melhorias no trevo da RS 566 (4 bocas).
– Não há perspectivas de patrolamento antes de junho quando será anunciado o Plano de Obras do Estado até junho de 2022.
SOBRE A PONTE DO CAPIVARI
– Não está prevista nenhuma passagem alternativa sobre o leito do rio, na medida em que, se for feita, inviabiliza a alternativa de uma ponte nova, por já existir uma melhoria sobre o leito do rio.
– Foi encontrado um projeto antigo de 1992 que precisa ser revisado pelo DAER, que inclusive previa a estadualização de 18 km, indo até após a ponte nova a ser construída. A estadualização não foi adiante e nem a ponte… Nesse sentido, propusemos uma reunião entre a Diretoria do DAER, Secretário de Transportes e Associação dos Arrozeiros para dar prosseguimento ao projeto de uma ponte padrão de concreto com 60m de extensão, o que só será possível com recursos do Estado e de emendas parlamentares.