Federarroz cobra celeridade da Febraban no atendimento às resoluções do governo federal
União deu prazo para os bancos ratificarem os acordos de repactuação de dívidas arrozeiras
A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) solicitou formalmente à Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que adote, com a máxima urgência, medidas para uma rápida e efetiva adesão das instituições financeiras na política de renegociações de dívidas arrozeira. “A celeridade referida se justifica na medida em que o prazo para a formalização dos acordos finda aos 30 (trinta) dias do mês de novembro de 2013”, explica o diretor-executivo, Anderson Belloli. O documento foi enviado ao diretor da Febraban, Ademiro Vian, que já participou de negociações com representantes arrozeiros e do governo federal e deputados.
Este é o prazo para que os bancos efetivem, junto às instituições federais, a renegociação encaminhada pelos arrozeiros até 30 de junho. “Houve dificuldades com alguns bancos de fábrica e privados para que a renegociação fosse realizada de acordo com o previsto nas resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN)”, informa. O diretor ratifica que o tema é relevante para o setor e que inúmeros produtores dependem desta renegociação para que se mantenham na atividade, uma vez que tiveram perdas por causas climáticas ou mesmo comerciais, pela falta de renda e preços ao produto durante um período significativo em safras recentes.
“A medida tanto é positiva para os produtores, que terão 10 anos para quitar estes débitos parceladamente, quanto para os bancos que terão maior garantia de receber os valores envolvidos e recuperarem o crédito de seus clientes”, acrescenta. “Esperamos que a mobilização da Febraban e dos agentes financeiros determinem um final feliz para este caso e que esta etapa seja superada”, finaliza Belloli.
Fonte: Imprensa Federarroz – 11/11/13