Em meio a geada, chuva e granizo, neste mês será definido o tamanho e a qualidade da safra de trigo. Também em breve serão conhecidos os efeitos sobre as culturas de verão já semeadas, como milho e arroz
As lavouras de inverno do Estado têm sido submetidas, neste ano, a uma verdadeira montanha-russa do tempo, que poderá ter impacto sobre a produção. O ciclo começou com chuva intensa em julho, depois passou por calorão fora de época em agosto e, agora, em setembro, ficou sujeito à geada, ao granizo e à chuva contínua. Alguns são efeitos de ano de El Niño, mas nem por isso deixam de preocupar.
– Foi um ano bem atípico, com condições climáticas adversas – confirma Alencar Rugeri, assistente técnico estadual da Emater.
E o grande complicador da equação geada, granizo e chuva é o fato de setembro ser decisivo para culturas como a do trigo. É neste mês, afirma Rugeri, que se define o tamanho e a qualidade da safra.
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/campo-e-lavoura/noticia/2015/09/gisele-loeblein-montanha-russa-do-tempo-mexe-com-as-lavouras-4853398.html