O granizo é uma adversidade que causa grande preocupação aos agricultores.
Pensando nisso a Associação dos Arrozeiros coordena junto aos arrozeiros o Programa de Auxílio Mútuo ao Granizo, denominado Paga Pedra.
O Paga Pedra prevê o pagamento de uma taxa de adesão para as despesas administrativas e a caução em produto para formação do fundo indenizatório em caso de perdas do produtor por granizo nas lavouras arrozeiras.
Na safra 2019-2020 foram cobertos pelo Paga Pedra 19.208,83 hectares pertencentes a 59 produtores com lavouras em Alegrete, Quarai, Uruguaiana e Manoel Viana. Tendo ocorrido um sinistro e sido indenizada a produtora Neli Parcianello, que recebeu o montante de R$ 6.088,79 referente a 61,04 ha de área atingida.
Esse ano a entidade abre as adesões para o Paga Pedra, safra 2020-2021, na segunda, 16 de novembro de 2020, com término previsto para o dia 20 de dezembro de 2020.
Agradecemos a confiança de todos os produtores que participaram de mais esta edição do Programa Paga Pedra.
CLIQUE AQUI E SAIBA O QUE É O PAGAPEDRA
O período de cobertura do programa terá início após cumprido, pelo produtor, todos os requisitos para adesão, sendo necessário a lavoura já estar na diferenciação do primórdio floral, indo até a colheita, encerrando-se impreterivelmente até 15 de maio de 2021 estando a área colhida ou não.
Devido a pandemia, o programa se realizará nos mesmos moldes da safra 2019-2020, não havendo aumento da taxa de adesão, valor da caução ou diminuição de percentuais de descontos.
De forma a facilitar o contato para envio de documentos e esclarecimento de dúvidas a associação disponibiliza o contato de celular/whatsApp : 055 996865621
A taxa de adesão será de 10 reais, relembrando que para participar do programa é necessário ser associado da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, havendo os seguintes descontos cumulativos na adesão:
10% da taxa para quem pagou a anuidade até 31/07/2020 ou
5,0% para quem quitou a anuidade até 31/08/2020;
2,0% para os arrozeiros que tenham participado nos últimos dois anos do programa; e
0,5% para os arrozeiros que tenham quitado seus valores referentes ao rateio de indenizações do programa safra 2019-2020 até o dia 30 de maio de 2020.
Os documentos necessários para adesão são:
Croqui de localização;
Croqui de cada lavoura, digitalizado;
Cópia da ART;
Comprovante de propriedade da lavoura;
Cópia do CPF. Carteira de Identidade e comprovante de residência;
Termo de Adesão ao Programa;
Comprovante da Taxa de Adesão;
Apresentação de comprovante de Caução; e
Procuração.
Lembrando que a entidade já possui em arquivo croquis e alguns documentos dos participantes assíduos do PROGRAMA, não sendo necessário refazer cópias.
O regulamento e a normativa técnica do PAGAPEDRA 2020-2021 estão disponíveis ao produtor na sede da entidade, onde o produtor deve comparecer para assinar o livro ata de abertura do programa para o ano safra e entrega de cheque caução e/ou certificado de deposito e termo de adesão original.
Entre em contato com nossa associação para maiores esclarecimentos na Rua Bento Gonçalves, 247 – Bairro Cidade Alta, em Alegrete, pelo telefone 34214303 ou pelo email arrozeirosdealegrete@gmail.com