A Semana Arrozeira, que inicia neste próximo fim-de-semana, com uma missa, tem várias atrações durante toda a semana que vem. Um evento marcado pela divulgação de conteúdos inéditos, atrairá para Alegrete, palestrantes de pesos, e os empreendedores, tanto do campo como da cidade, bem como seus colaboradores poderão se atualizar em diferentes áreas do conhecimento, ligados ao agro.
Dentro desta programação haverá uma solenidade na Câmara de Vereadores que será em homenagem à iniciativa pioneira de adaptação do Plantio Direto à lavoura de arroz irrigado em Alegrete e no estado do Rio Grande do Sul.
A sessão se realiza no Plenário da Câmara de Vereadores de Alegrete no dia 29/05/2023, a partir das 10:00 h. é justificada porque o município é o 4° município maior produtor de arroz do Brasil com aproximadamente 50.000 ha cultivados. Alé, disso, comemora-se 40 anos da primeira experiência na tentativa de adaptar a o Plantio Direto na Palha à cultura irrigada dominante na metade sul do Rio Grande do Sul.
O produtor/inovador alegretense Eurico Faria Dorneles, falecido em junho de 2022, acreditou que poderia iniciar aqui uma nova forma de plantio de arroz de forma direta e irrigada, lá na Fazenda do Cerro do Tigre, Alegrete – RS. Passados 40 anos da primeira experiência inovadora adaptando a filosofia do Plantio Direto ao cultivo de arroz, o município e a região se orgulham de ter se tornado referência nesta tecnologia, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de equipamentos e manejos que permitiram realizar semeadura direta de arroz inclusive nas taipas construídas nos campos arrozeiros para permitir a inundação.
O impacto foi tão grande que ultrapassou as fronteiras do Brasil. O Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz nas Filipinas (IRRI) utiliza os princípios desenvolvidos a partir da safra 1983/1984 na Fazenda Cerro do Tigre, em Alegrete, para validar práticas de manejo nos maiores produtores de arroz do planeta como India e China.
Isto quer dizer o seguinte: vai ao encontro ao que a FAO preconiza de produzir mais com menos, através da intensificação sustentável utilizando o Sistema Plantio Direto (ou Agricultura Conservacionista como a instituição prefere denominar) nas terras próprias para cultivo deste cereal tradicional a milhares de anos.
Sessão solene da Câmara
Resgata a história feita aqui
A Câmara de Vereadores de Alegrete no ensejo da 14° Semana Arrozeira promovida pela Associação dos Arrozeiros de Alegrete realiza sessão solene nesta segunda feira dia 29/05/2023 para homenagear o conterrâneo Eurico Dorneles e sua visão de futuro ao se associar às iniciativas pioneiras naquela década do século passado que acabaram transformando o Brasil no protagonista do Sistema Plantio Direto a nível mundial.
A casa realiza Sessão Solene para dar visibilidade “a um grande feito de nosso irmão alegretense que impactou na produção de arroz de todo o mundo”. Esta é a justificativa da sessão solene, já que a iniciativa visionária, “acabou contribuindo através da sua iniciativa na produção de alimentos de cesta básica e, conseqüentemente, às cidades e ao país com o retorno nos pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental. Esta Sessão é um prêmio a quem ousou e sonhou só, mas que enxergou seu processo ser referência e avalizado no mundo inteiro e se justifica pelo reconhecimento ao alegretense Eurico Faria Dorneles que acreditou que poderia iniciar em nossa cidade uma nova forma de plantio de arroz de forma direta alinhada à sustentabilidade, justifica o Legislativo.
Um legado para todos os países produtores
“Assim, diante da importância desta ação do nosso conterrâneo é imprescindível que a casa realize Sessão Solene para dar visibilidade a um grande feito de nosso irmão alegretense. Eurico Dorneles foi pioneiro no sistema plantio direto de arroz e seguindo os passos dos Clubes Amigos da Terra implementados na metade norte do RS na década de 1980 com objetivo de desenvolver o Plantio Direto, fundou em 1985 o Clube do Plantio Direto com Cultivo Mínimo de Arroz Irrigado que foi umas das entidades signatárias da fundação e estabelecimento da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha em 1992. O IRGA através de sua equipe técnica representada nesta época do início do Plantio Direto de Arroz Irrigado pelo Engenheiro Agrônomo Ângelo Soares apoiou o Clube do Plantio Direto de Arroz Irrigado em suas ações com objetivo de adaptar a filosofia do SPD às terras arrozeiras do RS. 9° NATE – Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural – Alegrete & Manoel Viana – Instituto Rio Grandense do Arroz – IRGA”