Parceria entre Instituto Rio Grandense do Arroz, Fundação Maronna, Cooperativa Agroindustrial Alegrete (CAAL) e Embrapa, o Dia de Campo de Verão de Alegrete ocorreu na sexta-feira (26).
A programação foi realizada na Fundação Maronna, que se tornou um Centro de Validação Tecnológica, local próprio para avaliações e demonstrações de tecnologias voltadas à produção de alimentos. Mais de 200 pessoas, a maioria produtores rurais, acompanharam os trabalhos.
O Dia de Campo teve como principal objetivo levar a produtores, técnicos, alunos e demais interessados informações técnicas sobre as culturas de arroz, soja, milho, sorgo e pastagens, além da produção de silagem. Uma das características do evento foi a diversificação das estações.
A visitação foi realizada em dinâmica de grupos, que se iniciou às 7h30min. Entre as estações foi servido almoço aos participantes. À tarde foram apresentadas oficinas sobre silagem e plantio de tifton (um tipo de pastagem), cana e eucalipto.
O 9º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) do Irga ficou responsável por duas estações. Na primeira foi abordado “Manejo do Projeto 10+” e também foi feita algumas considerações sobre o “Manejo Integrado para o Controle de Doenças na Cultura do Arroz Irrigado”. Essa estação ficou a cargo do responsável pelo 9º Nate, o engenheiro agrônomo Alex Vercilino Franklin da Silva.
A segunda estação do Irga enfocou o tema “A utilização da Cultura da Soja em Rotação com Arroz Irrigado”, onde foi demonstrada a Unidade Demonstrativa de Soja em Rotação com Arroz e a cultivar de Soja BS Irga 1642 Ipro. Os técnicos orizícolas Nilton Oliveira e Douglas Adolpho foram os responsáveis pelas apresentações nesta estação.
Fonte: Irga