A chuva trouxe alento para o setor orizícola de Alegrete, afinal em 24h a média foi acima de 120mm no município nas diferentes regiões.
A defasagem estimada era de 600 mm até a última sexta-feira, mas a estimativa é de que estas precipitações previstas para esta semana reponha boa parte do manancial das barragens do município.
O IRGA estima aumento da área no RS. Os principais produtores de sementes que atuam em Alegrete estufaram o caixa e às terras estavam sendo preparadas.
” Cada caso é diferente. Existem produtofes que vão plantar toda a área e outros não vão arriscar tanto”, é o que avalia o Presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, Gustavo Thompson Flores.
Esta cautela faz sentido. São três anos consecutivos de estigem severa e de chuvas irregulares. Isto tem efeito imediato na falta de água nos períodos críticos das lavouras.
“Existe a perspectiva de chuvas em outubro também”, explica Gustavo.
Se de um lado existe esta expectativa para a primavera, de outro lado, as janelas propícias ao plantio não podem ser afetadas por chuvas intensas. É nesta perspectiva pendular que se encontram os lavoureiros neste início de setembro.
CONFIRA COMO FOI A PRECIPITAÇÃO ATÉ O MEIO DIA DESTA SEGUNDA-FEIRA.
Rincão do São Miguel…até 140mm
Ibirocai… na Br 290, 130mm
Vasco Alves…. 140mm
Lageadinho….até 130mm
Inhanduí…110mm
Mariano Pinto…Rs 566, a partir de 60mm até 90mm
Guaçu-boi….138mm
Coxília Vermelha…110mm
Loro…120mm
Itapororó….70mm
Manoel Viana….140mm
Inhanduy…Br 290, 150mm
Harmonia 150mm
Lagoa Branca….150mm
Rivadávia Corrêa….140mm
A chuva prosseguiu durante todo o dia em Alegrete