A programação da Semana Arrozeira, organizada pela Associação dos Arrozeiros de Alegrete, foi adiada para final de julho, mas a missa de ação de graças pela colheita foi mantida neste sábado,na Igreja Matriz. A celebração reuniu a família arrozeira em momento para agradecer e promover solidariedade através da arrecadção de arroz para a Pastoral da Criança.
A Igreja Matriz estava decorada com motivos da lavoura de arroz e miniaturas de máquinas agrícolas que foram colocadas na frente do altar, juntamente com outros produtos agrícolas.
Presidiu a missa, Padre Pedro Navarro que ao dirigir-se aos agricultores destacou a importância de agradecer a Deus, embora a colheita não tenha sido a esperada e pelo fato de nosso Estado estar sofrendo com as enchentes. Não se pode culpar a Deus pelo que o Rio Grande vive. Toda a ação resulta na reação e diante da tragédia, o momento é de introspecção e oração.Diante das dificuldades e incertezas, olhe para a cruz, pois um bom pai não abandona seus filhos, apontou o celebrante.
Padre Pedro Navarro proferiu palavras de encorajamento e de esperança por dias melhores. Acolham o sofrimento, aprendam a conviver com as dores, não nos desesperemos, mas olhemos para a cruz. Neste momento em que muitos não conseguiram produzir, o Senhor está presente. Finalizou afirmando: ‘em nome da comunidade, nossa gratidão pelo que os agricultores fazem pela cidade’.
Finalizou com a Oração de Santo Isidoro, padroeiro protetor do lavrador.
Ao presidente da Associação dos Arrozeiros, Gustavo Thompson Flores, foi aberto espaço no final da missa para breve manifestação. Disse o presidente que não foi o ano esperado mas que a classe está pronta para reverter a situação adversa e confirmou a realização da Semana Arrozeira para o final de julho.