Arroz (Produção)

Podcast
Minuto da Prosa

Cotação

Cotação do arroz

Previsão do tempo

Clima em alegrete

Nova safra pode ser com El Niño

Chance de ocorrer o fenômeno é de 70%, mas ainda é cedo para prever impacto sobre o campo

Apesar de estarem encerrando a colheita do arroz, os produtores rurais já devem planejar o preparo do solo para a próxima safra, pois existe a chance do estado registrar nos próximos meses o fenômeno El Niño. De acordo com o meteorologista Glauco Freitas, ainda é cedo para afirmar que ocorrerá o El Niño, mas o cenário hoje aponta 70% de chance de ocorrência do fenômeno, que geralmente causa chuva acima da média no estado. Assim, caso a previsão se confirme, os arrozeiros não seriam surpreendidos na época do plantio.

Ao palestrar para cerca de 100 produtores rurais e profissionais do agronegócio ontem, na 18ª Feira Nacional do Arroz, Freitas afirmou que o aquecimento da água do Oceano Pacífico indica a possibilidade de El Niño. No entanto, ele esclarece que existem outros fatores que precisam ser analisados, como a umidade vinda da Amazônia. “Temos de ter cuidado com a informação de super-El Niño, de que vamos ter muita chuva”, adverte Freitas.

CLAREZA – Com 15 anos de experiência, Freitas relata que a partir de julho será possível prever com mais clareza como o clima se comportará na nova safra, que iniciará em setembro. “Neste momento, a previsão de El Niño e as suas influências ainda não é muito confiável”, alerta o meteorologista, que presta consultoria para o Instituto Rio Grandense do Arroz. Geralmente, quando ocorre o El Niño as chuvas registradas apresentam um volume acima da média nos meses da primavera e atrasam o plantio do arroz. Desta forma, as lavouras florescem mais tarde, em época de menor luminosidade, e produzem menos.

http://www.planetaarroz.com.br/site/noticias_detalhe.php?idNoticia=12784

Decreto de Emergência já é pauta na Secretaria Munici...
Federarroz contesta dados da Conab
Desafios climáticos impulsionam investimento em irrig...
© 2025 - Associação dos Arrozeiros de Alegrete - Todos os direitos Reservados