Notícias

Podcast
Minuto da Prosa

Cotação

Cotação do arroz

Previsão do tempo

Clima em alegrete

O rei dos herbicidas em xeque

Usado em 98% das lavouras gaúchas com plantio direto, o herbicida glifosato (para o controle de plantas invasoras) é um dos alvos da ação do Ministério Público Federal (MPF), que tenta tirar do mercado brasileiro nove agrotóxicos. O pedido de suspensão dos registros, encaminhado à Justiça nesta semana, causou reação imediata de representantes do agronegócio.

– Seria impraticável uma suspensão desta ordem, salvo que tivessem descoberto uma novidade que ainda não é de conhecimento no mundo – disse Carlos Sperotto, presidente da Federação da Agricultura no Estado (Farsul).

A entidade, com apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), pretende expor ao MPF que não há estudos comprovando danos ao ambiente ou à saúde com uso da dosagem recomendada – conforme alegado na ação que tramita na Justiça. O glifosato é considerado um dos principais insumos para o plantio direto, pois elimina as ervas daninhas da lavoura.

– Antes mesmo da chegada das sementes transgênicas, o glifosato já era utilizado pelos agricultores. Sem o produto, o modelo agrícola de hoje terá de ser totalmente readequado – alerta Alencar Rugeri, engenheiro agrônomo da Emater.

O MPF contesta também o registro do herbicida 2,4-D – uma alternativa ao glifosato, que já apresenta resistência das plantas. Os produtos colocados em xeque foram definidos por intensidade de uso e riscos toxicológicos, explica Aldo Merotto, professor de herbologia da Faculdade de Agronomia da UFRGS:

– Agroquímicos precisam ser constantemente avaliados. No caso do glifosato, estudos ainda o identificam como um produto seguro, desde que usado em dosagens corretas.

Ações como essas, aponta Merotto, evidenciam que o país necessita de uma regulamentação específica para os agrotóxicos e técnicas precisas no uso de produtos químicos no campo.

http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a4456713.xml&template=3916.dwt&edition=23983&section=64

Sancionada Lei de autoria do Delegado Zucco que permi...
Aprovado projeto do Delegado Zucco para construção de...
Henrique Dornelles é confirmado Presidente da Câmara ...
© 2024 - Associação dos Arrozeiros de Alegrete - Todos os direitos Reservados