As ações de promoção comercial realizadas pelo projeto Brazilian Rice – parceria entre a Abiarroz (Associação Brasileira da Indústria do Arroz) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) –nos Estados Unidos e na Europa, no segundo semestre de 2023, devem contribuir para impulsionar as exportações de arroz beneficiado nos próximos 12 meses.
Recentemente, o Brazilian Rice participou da feira U.S. Private Label Trade Show, em Chicago, e da feira de Anuga, na Alemanha. As duas ações foram organizadas pela gerente de Exportação da Abiarroz, Beatriz Sartori.
A participação de empresas apoiadas pelo projeto em feiras internacionais faz parte da estratégia da Abiarroz e da ApexBrasil para ampliar o acesso do arroz brasileiro no mercado internacional.
Estados Unidos
Cinco empresas apoiadas pelo Brazilian Rice estiveram na U.S. Private Label Trade Show, onde realizaram 157 contatos, principalmente com compradores diretos e distribuidores.
De janeiro a outubro deste ano, as empresas que participam do projeto venderam US$ 9,8 milhões de arroz beneficiado para os EUA.
A expectativa é que a participação dessas cinco empresas na feira resulte em negócios de US$ 2 milhões nos próximos meses, o que representa quase 20% do valor exportado em 2023.
Além de importadores das principais redes supermercadistas e distribuidoras dos EUA, a feira atraiu compradores do Canadá, México e de países da América Central.
O mercado estadunidense tem ganhado relevância nas exportações do Brazilian Rice, com crescimento, até outubro deste ano, de 174% em valor em comparação com 2022.
Os EUA também são o terceiro principal destino das exportações de maior valor agregado (arroz branco e integral) das empresas apoiadas pelo projeto.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
Fonte: Abiarroz