Politica / Economia

Podcast
Minuto da Prosa

Cotação

Cotação do arroz

Previsão do tempo

Clima em alegrete

Presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, entre as 100 Cabeças do Congresso

Presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, entre as 100 Cabeças do Congresso

A senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) foi incluída, novamente, entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, na avaliação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Avaliada como grande debatedora, a senadora Kátia Abreu, é a voz dos produtores rurais no Senado.

O novo ranking “Cabeças” do Congresso, que abrange o período de fevereiro a julho de 2013, relaciona os parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou de algumas das qualidades e habilidades, dentre elas, a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações.

Esta é a sexta vez que o trabalho de Kátia Abreu é reconhecido. A Senadora também entrou na lista nos anos de 2007, 2009, 2010, 2011 e 2012. A pesquisa divulgada neste mês inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação.

Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 61 são deputados e 39 são senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, ao qual é filiada a presidente da República, e o PMDB, partido do vice-presidente da República e dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O terceiro em número de parlamentares, PSDB, é também o terceiro em influência, à frente do PDT, que é o quarto entre os “Cabeças” e o nono na bancada federal. O PSB e o PSD estão empatados, com um parlamentar cada, entre os novos “Cabeças” do Congresso Nacional.

Participação Feminina- A presença feminina entre os “Cabeças” do Congresso, em termos proporcionais, é inferior à participação da mulher no Legislativo Federal. Enquanto as mulheres representam 15,31% do Congresso (91, sendo 83 deputadas e oito senadoras), na elite do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), elas correspondem a apenas 9% (cinco deputadas e quatro senadoras).

São as senadoras Ana Amélia (PP-RS), Kátia Abreu (PSD-TO), Lúcia Vânia (PSDB-GO) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), e as deputadas Alice Portugal (PCdoB-BA), Jandhira Fegalli (PCdoB-RJ), Luiza Erundina (PSB-SP), Manuela D´Ávila (PCdoB-RS) e Rose de Freitas (PMDB-ES).

Decreto de Emergência já é pauta na Secretaria Munici...
Federarroz contesta dados da Conab
Desafios climáticos impulsionam investimento em irrig...
© 2025 - Associação dos Arrozeiros de Alegrete - Todos os direitos Reservados