Presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, entre as 100 Cabeças do Congresso
A senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) foi incluída, novamente, entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, na avaliação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Avaliada como grande debatedora, a senadora Kátia Abreu, é a voz dos produtores rurais no Senado.
O novo ranking “Cabeças” do Congresso, que abrange o período de fevereiro a julho de 2013, relaciona os parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou de algumas das qualidades e habilidades, dentre elas, a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações.
Esta é a sexta vez que o trabalho de Kátia Abreu é reconhecido. A Senadora também entrou na lista nos anos de 2007, 2009, 2010, 2011 e 2012. A pesquisa divulgada neste mês inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação.
Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 61 são deputados e 39 são senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, ao qual é filiada a presidente da República, e o PMDB, partido do vice-presidente da República e dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O terceiro em número de parlamentares, PSDB, é também o terceiro em influência, à frente do PDT, que é o quarto entre os “Cabeças” e o nono na bancada federal. O PSB e o PSD estão empatados, com um parlamentar cada, entre os novos “Cabeças” do Congresso Nacional.
Participação Feminina- A presença feminina entre os “Cabeças” do Congresso, em termos proporcionais, é inferior à participação da mulher no Legislativo Federal. Enquanto as mulheres representam 15,31% do Congresso (91, sendo 83 deputadas e oito senadoras), na elite do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), elas correspondem a apenas 9% (cinco deputadas e quatro senadoras).
São as senadoras Ana Amélia (PP-RS), Kátia Abreu (PSD-TO), Lúcia Vânia (PSDB-GO) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), e as deputadas Alice Portugal (PCdoB-BA), Jandhira Fegalli (PCdoB-RJ), Luiza Erundina (PSB-SP), Manuela D´Ávila (PCdoB-RS) e Rose de Freitas (PMDB-ES).