Primeiro arroz transgênico pode chegar às prateleiras em 2016
De acordo com o Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz (IRRI), o primeiro arroz geneticamente modificado do mundo poderá estar nas prateleiras dos mercados em três anos.
Ligado ao Departamento de Agricultura das Filipinas, o Instituto ainda divulgou que, se o lançamento for aprovado, o arroz dourado será o primeiro geneticamente modificado com comercialização permitida do mundo.
Diferenças
O que difere o arroz comum do transgênico é que o dourado sofre modificação genética para produzir vitamina A, um nutriente escasso na dieta das pessoas e que abre uma janela de oportunidade para o surgimento de muitas doenças, como a cegueira.
Ainda que as mudanças sejam de natureza nobre, muitos ambientalistas são contra o desenvolvimento do arroz dourado por alegarem que o alimento a longo prazo pode ter efeitos colaterais nocivos maiores que os benefícios.
A coisa é tão série que o Greenpeace, uma dos principais grupos contrários a aprovação do arroz transgênico, conseguiu decisão judicial contra testes em outros alimentos e segue levantando a bandeira contra a comercialização do arroz modificado.
Se o alimento receber permissão para ser vendido, será necessária apenas uma xícara dele para suprir metade das recomendações diárias da vitamina pra um homem adulto.
Pesquisadores ainda dizem que o arroz é indicado, sobretudo , em países como as Filipinas, onde 1,7 milhão de crianças menos de cinco anos sofrem com deficiência de vitamina A na alimentação