Redução de ICMS para o arroz traz mais renda ao produtor no RS
A redução do ICMS de 12% para 7% para o arroz a partir de maio deste ano fez com que indústrias como a Josapar, com sede em Pelotas, alcançassem mercados como os de Minas Gerais e São Paulo. A informação foi dada nesta terça-feira (26) ao secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, em visita à empresa, pelo diretor de vendas e logística, Luis Augusto Krause.
A empresa também passou a comprar 100% do produto dos campos gaúchos, não precisando mais trazer 15% de outras regiões do país, gerando mais renda para o produtor e empregos na cidade. Por mês, a Josapar beneficia 36 mil toneladas de arroz com casca já industrializado. Em três unidades – Pelotas, Itaqui e Recife – são 400 mil toneladas por ano.
Há 10 anos, antes dos investimentos do Governo Federal no Porto do Rio Grande, a empresa levava de caminhão cargas de arroz até Recife, aumentando os custos de transporte e sobrecarregando as estradas, disse Krause.
Conforme Mainardi, no primeiro trimestre do ano a indústria ganhou R$ 21 milhões com o crédito presumido, e o Estado arrecadou R$ 7 milhões. “Claro que é bom que o Estado arrecade, mas o que nos interessa são o crescimento, a geração de emprego e o produtor ter mais renda”, disse o secretário, acompanhado do presidente do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), Claudio Pereira.
Governo do Estado do Rio Grande do Sul