A Presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete Fátima Marchezan, participou da reunião ordinária da Câmara Setorial do Arroz no Estado (CSA/RS), realizada na sede administrativa do Instituto Rio Grandense do Arroz na manhã de quarta-feira (28).
Na reunião da Câmara Setorial, foram abordadas as questões sobre os celíacos, os cuidados e o perfil do consumidor que possui essa condição. Ester Benatti, vice-presidente da Acelbra-RS (Associação dos Celíacos do Brasil – RS) falou sobre segurança alimentar e do insumo farinha de arroz, que substitui a farinha de trigo na alimentação dos celíacos justamente por não conter glúten. Durante a reunião, o coordenador técnico da Câmara RS, Rodrigo Rizzo, oficializou o convite para que a associação (Acelbra – RS) passe a integrar o grupo setorial. “A proposta foi aprovada por unanimidade pelos integrantes do CSA/RS”, acrescenta Rizzo. “A entidade agradece e está feliz por ter sido convidada, pois é uma oportunidade para ser ouvida e reconhecida podendo explicar e transmitir as informações sobre as necessidades das pessoas portadoras da doença”, afirma Ester.
A doença Celíaca é autoimune e afeta o intestino delgado, interferindo diretamente na absorção de nutrientes essenciais ao organismo como carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais e água. Caracteriza-se pela intolerância permanente ao glúten em pessoas geneticamente predispostas. O único tratamento é a dieta isenta de glúten por toda a vida. Estima-se que 1% da população mundial sofra com essa doença.
Na pauta da reunião, foram discutidos ainda temas como o último encontro da Câmara Setorial Nacional do Arroz em Brasília, ações da Associação dos Arrozeiros de Alegrete e o projeto de lei federal que prevê a inclusão da farinha de arroz na merenda escolar.
Além do Irga, Associação dos Arrozeiros de Alegrete e Acelbra – RS, também participam da CSA/RS representantes da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Federarroz, Fetag, Farsul, Apassul, BBM, BMS, Conab, Famurs, Fearroz, Rede Arrozeiras do Sul, Sindarroz, Emater, Sindapel, Abiap, entre outras entidades ligadas ao setor arrozeiro.