O primeiro ato da 14ª. Semana Arrozeira de Alegrete foi para agradecer pela colheita, pelo pão na mesa. Na missa das 9h, na Igreja Matriz, a família arrozeira compareceu de forma expressiva para ouvir Padre Pedro Navarro fazer referência à Festa de Pentecostes e a Festa da Colheita, “para celebrar todas as bênçãos às pessoas que vivem da colheita”. Padre Pedro saudou todos os envolvidos na Semana Arrozeira em que o primeiro ato público dos arrozeiros é no sentido de agradecer a Deus pelo que Ele tem concedido, observou o oficiante.
Ao se referir ao tema da Semana dos Arrozeiros, “Novos Mercados e Políticas Públicas para a Lavoura Arrozeira”, Padre Pedro exortou que não se deve esquecer que a base de tudo é Deus, pois ele está a frente de todas as coisas. Que possamos sempre mais colocar o coração em Deus, reforçou o religioso. Ao final, convidou a todos para a oração a Santo Isidro, do saudoso Padre Paulo Aripe, uma prece aos que se dedicam a trabalhar a terra. “Em nome dos que , na terra derramam sangue e suor, recebe, Santo Isidro, a nossa prece e louvor por que tu és padroeiro e protetor do lavrador. Que a colheita seja farta, multiplique a partilha e ninguém fique sem pão”.
O presidente da Associação dos Arrozeiros, Gustavo Thompson Flores, foi até o púlpito para agradecer pela colheita, pedir forças para o produtor seguir trabalhando e convidou a todos para a sequência de uma movimentada programação.
A Igreja Matriz estava com uma sugestiva decoração temática, entre cachos de arroz e miniaturas de máquinas e equipamentos que são utilizados no preparo da terra, plantio e colheita da lavoura de arroz.
Ao pé do altar, o resultado da generosidade do arrozeiro que sempre respondeu aos chamados da comunidade. Uma farta doação de gêneros alimentícios que vai para a mesa dos que mais precisam.
A programação terá sequência nesta segunda-feira, com sessão solene na Câmara Municipal alusiva aos 40 anos do plantio direto de Arroz. Na terça-feira, dia 30, às 19h, abertura oficial da 14ª. Semana Arrozeira, com homenagem ao grupo de exportadores 2022 e palestras do presidente Alexandre Velho, da Federarroz sobre mercados importadores, e professor Luiz Carlos Moilon, meteorologista, professor e pesquisador da Universidade Federal de Alagoas, sobre perspectivas do clima para a safra 2023 e tendências para os próximos 15 anos.
O Secretário da Agricultura, Daniel Gindri, representku a adninistração municipal.