Politica / Economia

Podcast
Minuto da Prosa

Cotação

Cotação do arroz

Previsão do tempo

Clima em alegrete

Unidade da Companhia Estadual de Silos e Armazéns em Capão do Leão volta a armazenar produtos

Unidade da Companhia Estadual de Silos e Armazéns em Capão do Leão volta a armazenar produtos

A Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa), vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), retomou, na manhã desta segunda-feira (25), as atividades de estocagem de produtos de origem animal na unidade frigorífica de Capão do Leão, no sul do Estado.

Conforme o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, a recuperação do credenciamento junto ao Serviço de Inspeção Federal (SIF), perdido em 2010, vai permitir que a unidade se recupere financeiramente. “Nesse momento em que o Brasil ampliou a exportação de produtos de origem animal e vegetal, essa é uma unidade estratégica da Cesa para o Estado”, afirma.

Para o presidente da Cesa, Marcio Pilger, o retorno ao SIF faz parte de um trabalho intenso para a revitalização da companhia. “Este era um desafio que tínhamos, e o resultado vai interferir de maneira singular no desenvolvimento regional. É um avanço no processo que estamos passando que vai contribuir para a economia do Estado”.

Já o prefeito de Capão do Leão, Claudio Vitória, ressaltou a reativação da unidade como um momento histórico para o município, em razão da representatividade que a filial teve em épocas passadas e da importância financeira que recupera com esse ato.

O secretário da Agricultura também anunciou que já existem estudos para a elaboração de um novo projeto que visa transformar a unidade num porto seco, passando a servir também para a organização de parte da movimentação do Porto de Rio Grande. Mainardi destacou ainda a contratação de 10 novos servidores para a unidade através seleção pública realizada recentemente.

Ainda durante o evento, o representante dos pequenos produtores da região, Ismério Cunha, entregou um documento ao secretário Mainardi e ao presidente da Cesa solicitando a utilização da unidade também para o armazenamento da produção da agricultura familiar.

Participaram do encontro o presidente do Irga, Claudio Pereira, o vereador do município Negro do Bicca, o coordenador regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Antônio Queiroz Filho, além de autoridades locais e representantes de indústrias de pescados da região.

Texto: Juliana Brum

 

Sancionada Lei de autoria do Delegado Zucco que permi...
Aprovado projeto do Delegado Zucco para construção de...
Henrique Dornelles é confirmado Presidente da Câmara ...
© 2024 - Associação dos Arrozeiros de Alegrete - Todos os direitos Reservados