Por convite e iniciativa da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, esteve em Alegrete, no dia 25 de novembro Diogo Carvalho, Formado em enconomia em 2005 na Furg. Tendo iniciado sua carreira como professor universitário na área de economia, finança e investimentos.
Após quase uma década fez a transmissão total para o mercado de consultoria. Ministrou palestras e cursos na área de planejamento patrimonial , economia e investimentos. Hoje é um mestre em economia aplicada pela UFPEL, e após graduado em finanças, investimentos e Banking pela PUCRS. Integra como sócio da empresa Crative Wealth com atuação nacional e internacional.
Em sua manifestação aos produtores, associados e convidados presentes, Diogo Carvalho fez uma ampla atuação e sua empresa no mercado nacional e internacional. Segundo ele “O que entregamos a nossos clientes”? Soluções para a proteção patrimonial: acordo societário, sucessão, holding, internacionalização de seu patrimônio ; Recuperação fiscal de tributos federais – ADTF e assessoria em projetos, relação governamental, na solução de desafios na gestão de seus negócios.
No contexto econômico Carvalho destacou a complexidade das atuais mudanças; as novas tecnologias e o redesenho das relações produtivas e sócias. Com relação aos mercados ele citou, a guerra comercial; iminência de crise; polarização politica. Já sobre o desafio do empresário no Brasil: questões como ambiente, emaranhado e leis, insegurança jurídica, complexidade tributária.
Sobre a atual realidade Diogo Carvalho Enfatizou que “uma empresa rural mesmo contando com incentivos governamentais e, podendo operar no mercado interno com certo grau de informalidade, deve atentar, e muito, para o planejamento tributário. No Brasil, o cuidado no planejamento de tributário pode definir quem segue ou não no mercado. E quem segue principalmente com êxito. Internacionalmente o planejamento tributário envolve diagnostico fiscal para avaliação do melhor regime tributário para empresa a auditoria de tributos federais para analisar créditos aos quais a empresa no lucro real tem direito, ente outras analises que permitem a empresa operar com a sua inteligência tributaria, citou Diogo Carvalho.
Quanto a relação a preocupação com a reforma tributária, acrescentou que grande parte do que seriam impostos incidentes sobre as empresas estão ou suspensos, ou isentos ou deferidos por leis que, agora, com a mudança tributária que avizinha-se e, assim, o planejamento tributário do empresário, especialmente do setor de agronegócio, é fundamental.
E disse- : “ Depois de reformular a sua resposta ,abandonando a ideia de criar uma nova CPMF, rejeitada pelo presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Economia fechou, enfim, um novo pacote de medidas para mudar o complexo sistema tributário do Pais. O roteiro traçado pelo ministério prevê o envio da reforma ao Congresso em quatro etapas, que devem se estender até meados de 2020, confirme declarou José Barroso Tostes Neto, secretário da Receita Federal, em entrevista recebida, ressaltou o especialista em Planejamento Tributário Internacional: Estratégias de suporte financeiro para exportadores, tema de grande relevância diante do mundo globalizado.
Fonte : Jornal Expresso Minuano – Alegrete / RS