
O presidente da Associação dos Arrozeiros (AAA), Vítor Pontes, lançou na noite desta segunda-feira a nova edição do Programa Paga Pedra, iniciativa que há 18 anos garante apoio mútuo entre os produtores para cobrir parte dos prejuízos causados por granizo nas lavouras.
Durante a exposição do novo estatuto, o vice-presidente da entidade, Lucas Di Napoli, o programa funciona como uma espécie de “caixinha solidária”, em que os associados contribuem com valores proporcionais à área inscrita. “Temos uma equipe de técnicos que avalia em questão de horas as perdas, que serão cotizadas”, explicou.

O regulamento prevê que o benefício só é válido para sinistros ocorridos a partir do período reprodutivo das lavouras. Em caso de ocorrência, dois agrônomos visitam as propriedades atingidas para elaborar os laudos técnicos in loco.
Estatuto atualizado
O novo estatuto, aprovado nesta segunda-feira, mantém a tradição de ser revisado anualmente para adequar regras e prazos. As adesões podem ser feitas até 9 de dezembro, com desconto de 10% para os associados.
Organização e rateio
Um grupo de WhatsApp será utilizado para facilitar a comunicação entre os participantes. Até 15 de dezembro serão formadas as equipes responsáveis pelas avaliações. Caso haja sinistro durante a safra, o rateio das perdas será realizado até 20 de maio de 2027.