O crescimento do agronegócio e suas repercussões no comércio local foi o tema do Programa A Voz do Empresário da última quarta-feira (08/04/2021), junto ao auditório do CEA. O evento teve transmissão ao vivo pelo Portal Alegrete Tudo e pelas plataformas sociais do Centro Empresarial de Alegrete, tendo contado com a presença de José Alberto Pacheco Ramos, Presidente da CAAL, que compareceu no local da transmissão e de Fernando Lopa, Vice-Presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, que participou de forma remota.
O José Alberto Ramos Pacheco enfatizou que a CAAL vem buscando cada vez mais ampliar seu leque de serviços e fornecer o que há de melhor em materiais, equipamentos, assistência técnica e, fundamentalmente, vem implementando sua atividade industrial no sentido de dar acolhida ao produtor cooperativado. Ele tem 29 anos de atuação junto à Cooperativa e observou a importância que a CAAL tem, tanto na vida dos cooperativados, como junto à comunidade regional.
Já Fernando Lopa destacou que Alegrete vive um momento importante na sua econômica e que a Associação dos Arrozeiros vem cumprindo um importante papel de apoio, união e fortalecimento dos produtores. Em relação à expansão na produção da soja, Fernando Lopa observou que se trata de um cultivo importante e muito rentável, importando em um investimento e uma logística bem menos exigente do que a do arroz, mas indagado sobre a possibilidade dos arrozeiros migrarem para a soja, disse que uma vez arrozeiro, o produtor é vocacionado e dificilmente deixaria a atividade.
O Presidente Francisco Pedroso observou que as pessoas poderiam interpretar o agro como algo externo à vida dos empreendedores do comércio, da indústria e da prestação de serviços, mas deixou claro que em nossa região, a atividade agrícola tem uma repercussão direta no equilíbrio da economia como um todo. Ele exemplificou também o caso de agricultores da soja que estão se instalando em Alegrete e que assim, aumentam os investimentos, seja na construção civil, no comércio geral e na busca de atendimento às necessidades de suas empresas rurais e seus familiares.
Outro ponto destacado no programa, foi a participação do empresário Deonir Martini, que enviou uma mensagem com a seguinte frase: “Se o campo vai bem, a Cidade também”. Os participantes concordaram com a manifestação e o Programa também oportunizou que se fizesse uma reflexão sobre o panorama econômico e as perspectivas para o futuro.
José Alberto Pacheco aproveitou para lembrar que Alegrete terá um grande avanço com a reativação do aeroporto e parabenizou o Centro Empresarial, por ser uma das principais entidades envolvidas no trabalho de busca pela implantação de linhas aéreas ligando Alegrete ao mundo.
O Destaque Empresarial ficou por conta de um clipe produzido junto à Associada, Escola Infantil Balão Mágico e um vídeo institucional do Vida Card.
Na próxima semana o CEA contará com a participação remota do Presidente da Federasul, Empresário Anderson Trautman Cardoso. Ele falará sobre o atual estágio da economia no Estado e as perspectivas para os empresários no campo do desenvolvimento. Na oportunidade o CEA contará com a participação de convidados especiais e diretores da Entidade.
Fonte: Centro Empresarial de Alegrete.