Nova data limite estendida até 2025 visa facilitar transição para sistema fiscal eletrônico
A Prefeitura de Alegrete, em conjunto com a Secretaria de Finanças e Orçamento, anunciou a prorrogação do prazo para adoção da nota fiscal eletrônica (NF-e) pelos produtores rurais do município.
A nova data limite, agora estendida até 03 de fevereiro de 2025, foi divulgada nesta 3ª feira (29 de dezembro de 2024). A medida, conforme ajuste SINIEF Nº 27, de 06 de dezembro de 2024, busca facilitar a transição dos produtores rurais para o novo sistema fiscal, introduzindo o aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF) como ferramenta essencial nesse processo.
A transição para a NF-e representa um avanço significativo na modernização dos processos fiscais para os produtores rurais.
O aplicativo NFF, disponível tanto para iOS quanto para Android, permite a emissão de documentos fiscais para uma ampla gama de produtos, simplificando a complexidade tributária.
Além disso, o aplicativo pode ser utilizado de forma off-line, permitindo a emissão de até 30 notas fiscais eletrônicas, com um limite de R$ 300 mil ou 168 horas, facilitando o trabalho em áreas sem acesso à internet.
Os produtores rurais têm à disposição diversas opções para a emissão de documentos fiscais eletrônicos, incluindo emissores de mercado, desenvolvidos por associações e cooperativas, emissor próprio, emissor NFA-e SEFAZ, além do NFF.
Para acessar o aplicativo, é necessário utilizar o login da plataforma gov.br, e cada produtor pode instalar o NFF em até dez dispositivos, aumentando a acessibilidade e a facilidade de uso.