As grandes quantidades de chuvas no final de 2015 afetaram diretamente a atual safra de arroz na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina. As condições climáticas atípicas deixaram muitos prejuízos e preocupam produtores do estado, que é responsável por 12% da produção do país.
A cidade de Itajaí, por exemplo, sofreu com a alta pluviosidade que ficou acima da média nos últimos meses do ano passado. Em outubro, choveu cerca de 309mm. Já em dezembro, a precipitação foi de 245mm, segundo informações do César Soares, meteorologista da Climatempo. O grande volume de chuva está associado ao El Niño, fenômeno que influencia diretamente a região Sul do Brasil.
Segundo José Alberto Noldin, engenheiro agrônomo e gerente da Epagri na Estação Experimental de Itajaí, ainda não há um dado concreto do prejuízo desta safra, porém os agricultores mais prejudicados estão recorrendo ao Proagro, o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária, que garante exoneração de obrigações financeiras em casos de ocorrência de fenômenos naturais.
http://www.agrolink.com.br/culturas/arroz/noticia/chuvas-afetam-producao-de-arroz-em-santa-catarina_347396.html