Gestão Estratégica na Comercialização de Arroz
27 de setembro em Cachoeira do Sul/RS
SAFRAS E MERCADO
Objetivo:
O curso traz informações que visam aprimorar o entendimento da nova dinâmica do mercado de arroz, possibilitando um melhor posicionamento dos agentes em suas estratégias. Partindo dos fundamentos de produção e consumo global, chega-se à formação dos preços no mercado doméstico, tendo como subsídios análises de séries históricas e ferramentas econométricas, que possibilitam traçar cenários futuros.
Público alvo:
Produtores, operadores, traders, corretores e qualquer profissional que esteja envolvido na administração e na comercialização de arroz.
Dinâmica do curso:
A aplicação do conhecimento adquirido facilitará aos participantes, a análise da conjuntura e dos fundamentos de mercado, formação de cenários, definição de tendências, análise de sensibilidade, definição de variáveis críticas que podem alterar as perspectivas para o comportamento dos preços.
O curso é composto por aulas expositivas, com exercícios para reflexão e questões para fixação da aprendizagem.
Disponibilizamos material de apoio para aprofundamento dos tópicos apresentado no curso com um dia de antecedência para acompanhamento em sala.
INSTRUTOR: ÉLCIO BENTO
“Economista, graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS, faz parte da divisão de consultores do Grupo SAFRAS há mais de 17 anos, com palestras, seminários e consultorias realizados em todo o país. É responsável pelo Departamento de Análise de Mercado.”
Programação:
8h45 – Recepção 9h00 – Objetivo do Curso e Metodologia:
• Características da análise fundamental; • Cenário: indicação das principais variáveis que levaram a atual situação e o que mudou para a temporada corrente;
• “El Nino” e “La Nina”: Efeitos dos fenômenos climáticos sobre a produção de arroz;
• Análise de rentabilidade: Preços versus Custo de Produção;
• Dinâmica da formação de preços: “de fora para dentro”;
• Câmbio e preços internacionais: reflexos sobre o mercado doméstico;
• Os fundamentos do mercado brasileiro e a formação de preços;
• Efeito da sazonalidade de oferta sobre as cotações;
10h15 – Coffee break (15 minutos) Abordagem Macroeconômica:
• A distribuição da produção mundial de arroz;
• Necessidade de aumento da produção (área/produtividade) para atender o consumo;
• Área, produção e produtividade internacional; • Consumo mundial de arroz; • O consumo per capita: Arroz versus trigo;
• Produção – consumo: “deficitários e superavitários”;
• Distribuição continental: Mapeamento dos principais players do mercado mundial;
• Fluxo Internacional do arroz: Mercados potenciais e principais concorrentes;
12h00 – Almoço (1h30)
A Dinâmica de formação de preços internacionais;
• Preços = Cenário Fundamental; • Variáveis Exógenas aos fundamentos;
• Sazonalidade de oferta mundial e os reflexos sobre os preços: Ásia, EUA e Brasil;
• Evolução da relação “produção-consumo” e efeitos na formação de preços;
• Variáveis exógenas ao abastecimento que influenciam as cotações internacionais; – Petróleo e biocombustíveis; – Disputa por área: Relação Soja-Milho-Trigo-Arroz; – Crescimento demográfico e econômico; – O dólar no mercado mundial;
• Estados Unidos: Maiores exportadores extra-Ásia e referência para formação de preços; – A intervenção governamental: “Farm Bill” 2014/2019; – A Bolsa de Chicago: indicadores técnicos e fundamentais;
• Perspectivas de preços internacionais para a próxima temporada;
15h30 – Coffee break (15 minutos)
MERCOSUL: Parceiros ou concorrentes?
• Características da produção e vantagens tributárias para fornecimento ao Brasil; – Argentina: Reflexos das mudanças político-econômicas; – Uruguai: Política de preços do maior exportador da América Latina; – Paraguai: De coadjuvante a protagonista entre os fornecedores de arroz ao Brasil;
• Evolução da importação brasileira de arroz;
• O Bloco do MERCOSUL como polo exportador de arroz no mundo; Brasil: Maior produtor e consumidor extra-Ásia:
• Evolução da produção e a predominância do arroz irrigado;
• Rio Grande do Sul: Referência nacional para os preços do grão em casca;
• Tocantins: Gerador de excedentes no Brasil central;
• Evolução do abastecimento brasileiro de arroz;
• Comércio internacional: A válvula de escape via exportações;
• Fluxograma de abastecimento interno.
Formação de Preços no Brasil:
• Variáveis formadoras de preços: – Preços internacionais, câmbio, intervenção governamental e fundamentos internos;
• Impacto dos preços internacionais: sazonalidade, correlação e coeficiente Beta (?);
• Análise da situação cambial brasileira e os reflexos sobre as cotações do arroz;
• Intervenção governamental: PGPM;
• Fundamentos: Indicadores internos;
• Conclusões e debates;
17h30 – Encerramento Desconto de 10% para a inscrição do segundo participante da mesma empresa e de 20% para o terceiro ou mais participantes de uma mesma empresa. Cancelamentos: Se você não puder comparecer, um participante substituto pode ser indicado no seu lugar. Caso o pedido de cancelamento chegar por escrito até 31/01/2017, o reembolso será equivalente a 50% do valor pago. Não serão aceitos cancelamentos posteriores a essa data.
Inscreva-se diretamente pelo site, clicando no botão “ficha de inscrição” ou ligue para + 55 11 3053-2736 e-mail: karina.bonagura@safras.com.br