Clima / Meio Ambiente

Podcast
Minuto da Prosa

Cotação

Cotação do arroz

Previsão do tempo

Clima em alegrete

Perdas na soja chegam a 50% em regiões dos EUA

Perdas na soja chegam a 50% em regiões dos EUA

Já são estimadas em cerca de 50% as perdas nas lavouras de soja em diversas áreas do estado de Illinois – um dos mais importantes produtores dos Estados Unidos. A informação é Jason Goodner, gerente cooperativa Topt Light Grain, da localidade de Seymour, próxima à cidade de Champaign e distante 222km da capital Chicago.

Conforme explicou Goodner, 65% da soja foi plantada tardiamente, e a expectativa é de que a média de produtividade fique em 95 sacas por alqueire. Em condições normais, seriam ao menos 160 sacas por alqueire. Para se ter uma ideia do impacto do clima sobre as lavouras neste ano, em 2012 – período de seca intensa – a média atingiu 122 sacas por alqueire.

Para o milho, a situação é bem melhor e, de acordo com o gerente, são esperadas 362 sacas por alqueire, em média. “O panorama varia bastante de uma região para outra e, quanto ao milho, ainda estamos otimistas”, afirmou ele ao jornalista Rogério Recco, que acompanhou comitiva da Cocamar Cooperativa Agroindustrial (de Maringá/PR) pela região.

O ano está sendo conturbado para os produtores. Primeiro houve chuva excessiva na época de plantio, adiando todo o ciclo. Depois veio o frio fora de época, e agora é o calor escaldante de 30 graus (ou mais) que assola o Meio Oeste, em paralelo a uma seca que já passa de 40 dias – o que pode ampliar os danos no campo.

Integrante da comitiva, o presidente do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Florindo Dalberto, avalia que os produtores estão em meio a muitas incertezas. “De qualquer forma, os números são muito ruins”, avalia. Já o professor Antônio Luiz Fancelli, da Esalq, lembra que os agricultores norte-americanos estão dando provas de que não assimilaram as lições deixadas pela seca de 2012. “Eles permanecem muito dependentes do clima”, constatou.

 

Pauta climática e desafios para a Metade Sul na Seman...
Molion está confirmado na Abertura da Semana Arrozeir...
Associação dos Arrozeiros e Sindicato Rural repudiam ...
© 2024 - Associação dos Arrozeiros de Alegrete - Todos os direitos Reservados