Notícias da Associação

Podcast
Minuto da Prosa

Cotação

Cotação do arroz

Previsão do tempo

Clima em alegrete

Setor Orizícola estará reunido na Semana Arrozeira de Alegrete

O Olhar da Mulher no mundo dos negócios e o seu papel transformador na sociedade contemporânea, foi a inspiração para  o tema da 7ª Semana Arrozeira de Alegrete, intitulada Mulher: Da Casa à Gerência do Agronegócio.

A ação anual faz parte do calendário de eventos do município, e é promovida e organizada pela Associação dos Arrozeiros de Alegrete.  O evento irá acontecer de 1ª a 07 de junhocom palestras noturnas no CTG Farroupilha e com atividades diversas nas localidades do Mariano Pinto, Conceição, Rincão de São Miguel, Durasnal e no município de Manoel Viana.

O evento tem o objetivo do setor produtivo de celebrar a colheita do arroz. No entanto, com a sua consolidação passou a envolver toda a cadeia produtiva do grão, a sociedade organizada, empresários de vários segmentos, demais setores da produção da região e os representantes dos veículos de comunicação. O cenário deste grande evento são oficinas, palestras, debates de conotação socioeconômicos, educativos e também técnicos acerca das vocações regionais.

Para tanto, importantes nomes do agronegócio e do mundo empresarial estarão presentes. O tema do evento será proferido pela consultora empresarial Maria Adamoli, que estará enfocando aspectos da capacidade que a mulher tem de crescer e de fazer crescer as pessoas ao seu redor facilitando a evolução pessoal, familiar, social e nos negócios. O palestrante internacional José Luiz Tejon Megido, estará falando sobre a importância social do arroz no mundo e da figura da mulher no agronegócio. A  parte econômica ficará a cargo do economista Alexandre Englert Barbosa. O ex-ministro Roberto Rodrigues dará o tom na parte econômica, social e política do cereal no Brasil e no Mundo. No fechamento do circuito de palestras noturnas, a doutoranda, docente e pesquisadora na área de desenvolvimento sustentável, Soraia Schutel irá abordar o tema Mulher e Sustentabilidade no agronegócio.

Todas as noites é oferecido jantar com cardápio campeiro preparado pela equipe da panela campeira e de empresas parceiras da entidade. Nesta edição, será realizado um concurso cultural, chamado “Emoção sobre duas rodas”. O vencedor da promoção irá receber uma moto BROS 0 KM.

Não se esquecendo da responsabilidade social de protagonizar o bem comum a toda a sociedade, este ano uma CIA de Teatro de Minas Gerais estará apresentando uma peça teatral voltada às boas práticas agrícolas.

O coordenador da Semana Arrozeira, diretor consultivo da entidade, fala sobre a importância do evento. “Isso está sendo objetivamente executado através de palestrantes importantes e também com atividades importantes onde é contemplado todas as pessoas que fazem a lavoura acontecer desde as futuras gerações de colaboradores. Este ano com a coragem de quem faz isso de forma real estamos trazendo uma Cia de Teatro de Minas Gerais pela primeira vez em nosso estado para agregar aos filhos dos colaboradores, alunos dos pólos, escolas municipais ligados ao setor que eles também poderão ter visão e sonharem com um futuro melhor”, salienta Gilberto Pilecco.

Semana Arrozeira é realizada de forma descentralizada

O evento também é realizado de forma democrática e descentralizada e prestigia não só o empresário orizícola, mas também seus colaboradores, suas famílias e as comunidades da zona rural de Alegrete e do município de Manoel Viana.

A programação para as comunidades rurais do Mariano Pinto, Rincão de São Miguel, Conceição e o município de Manoel Viana terá palestras sobre empreendedorismo, segurança no trabalho e oficinas sobre estes temas. Estas palestras ficam a cargo do SENAR-RS, um dos principais apoiadores nas atividades para o interior do município, que terá a Unidade Móvel circulando em todas as localidades. Já  o IRGA, fará palestra sobre Manejo para altas produtividades em arroz irrigado.

“Nosso objetivo é cada vez mais promover através do conhecimento a difusão da informação técnica, econômica e cultural a fim de contribuir para o aumento da rentabilidade, eficiência e desenvolvimento da classe e comunidades rurais”, avalia o coordenador da semana arrozeira de Alegrete.

 

Sancionada Lei de autoria do Delegado Zucco que permi...
Aprovado projeto do Delegado Zucco para construção de...
Henrique Dornelles é confirmado Presidente da Câmara ...
© 2024 - Associação dos Arrozeiros de Alegrete - Todos os direitos Reservados