Notícias da Associação

Podcast
Minuto da Prosa

Cotação

Cotação do arroz

Previsão do tempo

Clima em alegrete

Técnicos cubanos chegam ao Estado

TECNOLOGIA – por Marlise Mattos – Irga

Técnicos cubanos chegam ao Estado

Para o presidente do Irga, Claudio Pereira, a assinatura do convênio transcende o aspecto comercial e envolve a obtenção de melhores formas de manejo

Um grupo de técnicos cubanos ligados a orizicultura foram recepcionados nesta terça-feira, 12, no Palácio Piratini. Esta é a terceira etapa da missão com Cuba, onde as tratativas começaram em março de 2012. A equipe foi recebida pela assessora de relações internacionais do Governo do Estado, Norma Espíndola, pelo presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz, Claudio Pereira e pela assessora de Assuntos Institucionais da Fepagro, Andréia Nunes Sá Brito.

Os pesquisadores devem ficar 15 dias para conhecer de perto a lavoura de arroz irrigado cultivado no Estado. Para Luis Enrique Rivero, pesquisador do Instituto de Grãos de Cuba, esta é uma oportunidade para a troca de experiências, sendo que o RS produz quatro vezes mais que a ilha. “Nós temos experiência em cultivo sustentável e rotação de culturas, sabemos que estes assuntos interessam ao Irga, e também buscamos informações sobre as variedades, produção de sementes, tecnologia de preparação do solo e pós-colheita”, afirma.

Em setembro deste ano, um grupo de pesquisadores do instituto esteve em Cuba onde foi firmado um Convênio de Cooperação Técnica entre o Irga e os Instituto de Pesquisa de Grãos de Cuba onde a prioridade é a transferência de tecnologias para o manejo da cultura de arroz, assim como o intercambio entre produtores, técnicos e pesquisadores dos dois países.

Para o presidente do Irga, Claudio Pereira, a assinatura do convênio transcende o aspecto comercial e envolve a obtenção de melhores formas de manejo e, acima de tudo, aprender uns com os outros para alcançar a agricultura mais sustentável. “A realização de um intercâmbio técnico entre Irga e o instituto cubano e tende a aperfeiçoar o sistema produtivo de ambos, já que Cuba possui um sistema de agricultura de base ecológica muito desenvolvida e nossos técnicos irão ao país buscar alternativas na produção de arroz”, destaca.

Durante a visita também estiveram presentes o diretor técnico do Irga, Sérgio Lopes, o gerente da Estação Experimental do Arroz, Carlos Fagundes, o chefe de gabinete do Irga, Marcelo Santos, o supervisor da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) do Irga, Rui Ragagnin, o coordenador da Dater, Eraldo Jobim, o pesquisador do Irga, Felipe Ferreira, o assessor da presidência do Irga, João Félix e os cubanos Frank Carbonell e Hector Hernandez.

Missão Cuba:

Em março deste ano os técnicos integrantes da comitiva cubana passaram 15 dias na Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha, realizando o curso de Capacitação de Sistemas de Arroz Irrigado organizado pelo Irga.

As viagens são parte do projeto de cooperação descentralizada entre o Rio Grande do Sul e a ilha na área da Agricultura.

O projeto é um dos resultados das missões governamentais realizadas a Cuba em 2012, tendo como principal objetivo o fortalecimento da cooperação interinstitucional de longa duração o RS e Cuba. Na primeira etapa, um grupo de dez especialistas cubanos permaneceu no Estado por 53 dias, em março deste ano, conhecendo a experiência gaúcha nas organizações sociais, formas de manejo e tecnologias nas cadeias produtivas do arroz, leite e nos processos agroindustriais de frutas nativas e hortaliças.

Pauta climática e desafios para a Metade Sul na Seman...
Molion está confirmado na Abertura da Semana Arrozeir...
Associação dos Arrozeiros e Sindicato Rural repudiam ...
© 2024 - Associação dos Arrozeiros de Alegrete - Todos os direitos Reservados