Arroz (Produção)

Podcast
Minuto da Prosa

Cotação

Cotação do arroz

Previsão do tempo

Clima em alegrete

Tweet Embrapa lança variedade de arroz destinada à produção de etanol

O lançamento da variedade será para o Rio Grande do Sul, estado que importa hoje 98% do etanol que consome e com a produção a partir do arroz

A nova linhagem ganhou o apelido de arroz gigante porque o tamanho do grão é duas vezes maior que o do arroz comum – como você observa na figura acima – más não é só essa diferença, o arroz gigante também tem o dobro da quantidade de amido, o que representa grande vantagem para a produção de etanol. O lançamento da variedade será para o Rio Grande do Sul, estado que importa hoje 98% do etanol que consome e com a produção a partir do arroz, a meta para a safra do ano que vem é produzir metade do volume do combustível comprado de outros estados.

“Num volume de produção em termos de área, se atingíssemos 10% da área do estado, o restante destinado para a produção de alimentos, apenas esses 10% estariam produzindo etanol suficiente para reduzir em 50% a importação de etanol no Rio Grande do Sul”, explica Ariano Magalhães, pesquisador da Embrapa.

O cultivo da nova variedade é o mesmo do arroz comum, só que o grão gigante deve ter 40% a mais de produtividade. Além do uso na produção de biocombustível, ele pode ser usado também na alimentação animal e humana, mas a produção vai ser limitada pelas próprias usinas para evitar que os produtores migrem das lavouras do cereal comum para a produção de etanol.

http://www.planetaarroz.com.br/site/noticias_detalhe.php?idNoticia=12659

Sancionada Lei de autoria do Delegado Zucco que permi...
Aprovado projeto do Delegado Zucco para construção de...
Henrique Dornelles é confirmado Presidente da Câmara ...
© 2024 - Associação dos Arrozeiros de Alegrete - Todos os direitos Reservados