Volume de chuva pode chegar a 120 milímetros no oeste do Rio Grande do Sul
Lavouras de arroz, já prejudicadas pelo excesso de chuva da semana passada, ficarão com o solo ainda mais encharcado
Desde a semana passada, os modelos climáticos indicam a formação de uma área de baixa pressão sobre a Argentina que vai avançar para o Rio Grande do Sul. As previsões se confirmam e o tempo muda de vez nessa terça, dia 19, no Estado. Segundo modelos numéricos, as taxas de instabilidade estarão muito elevadas, favorecendo a ocorrência de temporais e vendavais com rajadas na marca dos 70 quilômetros por hora. Em parte da Fronteira Oeste, na região de Uruguaiana, os volumes podem chegar aos 120 milímetros.
Grande parte das lavouras de arroz já foi prejudicada com o excesso de chuva da semana passada e agora essas áreas ficarão com o solo ainda mais encharcado. A máxima não vai passar dos 24ºC em Uruguaiana, onde até agora já choveu 185 milímetros, acima da média climatológica do mês de novembro, que é de 107 milímetros. Já estamos com um desvio positivo de 73% sem contar com esta chuva prevista para os próximos dias.
>> Município de Quaraí (RS) estima perdas de R$ 10 milhões na rizicultura e pecuária
Na Grande Porto Alegre, o risco de transtornos é maior da noite desta terça até a quinta, dia 21, sendo a quarta o dia mais crítico. Há inclusive chance para queda de granizo em pontos isolados dos três Estados da região Sul, o que vai prejudicar bastante as hortaliças.