Por: Nestor Tipa Júnior
A oitava edição da Semana Arrozeira foi aberta oficialmente na noite deste domingo, dia 7 de junho, durante cerimônia realizada no CTG Farroupilha, em Alegrete (RS). O local recebeu produtores, autoridades e a comunidade em geral para acompanhar o primeiro ato do evento, que vai até o próximo sábado, dia 13 de junho.
O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, destacou que o tema deste ano “Inovação e Inteligência: Força na Produção”, vem em um bom momento onde os produtores precisam inovar para sair da crise. Lembrou que não adianta reclamar dos problemas e agir da mesma forma e ressaltou o trabalho que a Federarroz vem desenvolvendo para solucionar a questão da falta de recursos e dos preços baixos que estão assolando a lavoura arrozeira gaúcha.
Já o secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, reconheceu a importância da Semana Arrozeira para o desenvolvimento da região. Afirmou que é preciso paciência para contornar a situação da crise do arroz no estado e que pela articulação política, união do setor arrozeiro com o governo estadual e trabalho, é possível superar esta dificuldade.
Fechando os discursos, o prefeito de Alegrete, Erasmo Guterres Silva, ressaltou a importância do evento na contribuição do desenvolvimento não só do município, mas da Fronteira Oeste como um todo. Sobre a crise do setor arrozeiro, acredita que o momento será superado com a capacidade e inteligência dos produtores em lidar com esta dificuldade e colocou o executivo municipal à disposição dos orizicultores.
Foto: Flávio Burin/Divulgação Associação dos Arrozeiros de Alegrete