Com o período de colheita se intensificando, velhos problemas despontam como barreiras no caminho da produção. Em reunião da Câmara Temática da Infraestrutura e Logística do Ministério da Agricultura, ontem, resoluções com impacto no escoamento, como a lei do frete, foram debatidas. Condições de estradas e armazenamento também.
Na safra passada, das mais de 186 milhões de toneladas de grãos produzidas no país, 40 milhões de toneladas tiveram de ficar a céu aberto por causa da falta de silo.
Do encontro, saiu pedido para que se dê maior agilidade às licitações portuárias.
Por aqui, o porto de Rio Grande teve desempenho acima da média nacional – no volume exportado de soja, ficou atrás só de Santos.
– As menores distâncias até as áreas dos portos conferem ganho ao Rio Grande do Sul. No Mato Grosso, passam dos 2 mil quilômetros – opina Carlos Alberto Batista, secretário da Câmara Temática da Infraestrutura e Logística.