Arroz (Mercado)

Podcast
Minuto da Prosa

Cotação

Cotação do arroz

Previsão do tempo

Clima em alegrete

Embaixador do Iraque anuncia início da compra do arroz gaúcho

Embaixador do Iraque anuncia início da compra do arroz gaúcho

Negociação será possível em virtude do fim do embargo para as exportações do arroz brasileiro

O Iraque comprará até 180 mil toneladas do arroz produzido no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito pelo embaixador iraquiano no Brasil, Adel Mustafa Kamil Al-Kurdi, durante encontro com o governador Tarso Genro, nesta quarta-feira, 27, no Palácio Piratini. A negociação será possível em virtude do fim do embargo para as exportações do arroz brasileiro àquele país, intermediado pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) junto à Câmara de Comércio Brasil-Iraque.

Tarso destacou o potencial agrícola e os parques tecnológicos do RS, e disse que o Estado está totalmente à disposição para facilitar a aprofundar este relacionamento. “Sabemos do interesse do Iraque na relação com um conjunto de países do Conesul, e o Rio Grande do Sul é o centro político e econômico dessa região. Certamente faremos um intercâmbio muito rico, criando um novo elo para que nossos países possam crescer e se desenvolver”.

No encontro, Al-Kurdi também formalizou um convite para o chefe do Executivo visitar as três maiores províncias do Iraque, junto a uma comitiva comercial, e também para palestrar na Universidade de Bagdá, segunda maior instituição de ensino superior do Oriente Médio. “Uma visita do RS seria um grande passo para essa abertura. Vimos aqui uma grande capacidade na tecnologia, intercâmbio acadêmico, equipamentos agrícolas e alimentos, e temos muito interesse em melhorar e elevar nossas relações comerciais”, afirmou.

De acordo com o diretor-presidente do Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), Claudio Pereira, a visita do embaixador reafirma a disposição do governo iraquiano em realizar negócios com o Estado. “Desde o fim da guerra, o Iraque necessita de muito arroz, e eles querem arroz de qualidade, que é o que nós temos. Estamos buscando constantemente o mercado externo, então para nós, o fim do embargo é uma ótima notícia”, ressaltou.

Em 2012, a produção de arroz no Rio Grande do Sul alcançou a marca de 8 milhões de toneladas. O Estado é o principal produtor de arroz do país, com 66,6% do total nacional, conforme dados divulgados em outubro deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 


fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

 

Pauta climática e desafios para a Metade Sul na Seman...
Molion está confirmado na Abertura da Semana Arrozeir...
Associação dos Arrozeiros e Sindicato Rural repudiam ...
© 2024 - Associação dos Arrozeiros de Alegrete - Todos os direitos Reservados